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O crescimento das fintechs brasileiras e seus diferenciais

O mercado bancário brasileiro continua com a sua volatilidade exponencial. A cada dia que passa, o consumidor esquece do modelo tradicional de banco e passa a optar por soluções mais ágeis e eficazes.

O desenvolvimento digital tem trazido cada vez mais respostas para os problemas que enfrentamos no cotidiano, especialmente no que diz respeito ao acesso a produtos e serviços. Graças à tecnologia, hoje, é possível oferecer as melhores soluções financeiras com agilidade e eficácia.

Assim, a cada dia, o setor das fintechs cresce mais. Apesar da falta de conhecimento do consumidor, o gesso cultural tem sido quebrado. Com o apoio das novidades tecnológicas, os bancos tradicionais têm perdido espaço para as soluções mais ágeis e eficazes. As empresas, é claro, têm utilizado da inovação para garantir a fidelização dos seus clientes.  

Como seu negócio pode tirar proveito dessa nova onda?

Calma! Estamos aqui para te ajudar. Para tirar as dúvidas dos PMEs brasileiros, nosso Letsblog hoje traz um conteúdo repleto de insights e informações sobre o universo das fintechs brasileiras, os seus diferenciais e o crescimento do setor repentino. Chegou a hora de descobrir como a transformação digital e a revolução no modelo de atuação das instituições financeiras podem te ajudar a fidelizar e atrair novos clientes.

 

Fintech é a solução

A palavra fintech remete a junção das palavras finanças e tecnologia. Assim, essas são empresas que prestam serviços financeiros por meio das inovações que o ambiente digital nos oferece. 

A proposta do conceito é proporcionar otimização e personalização dos serviços bancários tradicionais que, infelizmente, habitam os pesadelos dos brasileiros desde sempre.

Em 2010, ao perguntar para qualquer pessoa o que ela achava de ir ao banco para realizar uma transação financeira, provavelmente, a resposta seria de descontentamento e frustração. "Ir ao banco", desde que nos entendemos por gente, sempre teve uma conotação ruim. Para maioria, era sinônimo de filas, burocracia, falta de agilidade, falta de atendimento personalizado, ineficácia. Mas o principal sentimento sempre foi fidelização compulsória, afinal, não haviam outras soluções.

As fintechs surgiram após a crise financeira de 2008, liderada pela falência do banco estadunidense Lehman (EUA). A necessidade de automação dos processos e personalização do atendimento ao cliente moveu jovens investidores a optarem pela busca de uma opção mais viável para todas as camadas sociais.

Essas empresas oferecem soluções financeiras tanto para empresa quanto para pessoas físicas e facilitam a conexão entre esses dois players. Além disso, a inovação e a tecnologia tornaram o atendimento humanizado e os processos transparentes e personalizados. 

Cada diferencial desse setor facilita o seu próprio crescimento e desperta no brasileiro uma sensação de "luz no fim do túnel", em um país cheio de tarifas exorbitantes e atendimentos ineficazes.

  

Fintech x Startup

Desde o seu surgimento, o mundo financeiro gera diversas dúvidas para os empreendedores e consumidores finais, sejam eles pessoas ou empresas. Uma delas é: Qual a diferença entre uma fintech e uma startup?

Ao contrário do que algumas pessoas pensam, elas não são sinônimos. Calma! Vamos te explicar: Toda fintech utiliza ferramentas tecnológicas e digitais para solucionar os problemas financeiros dos bancos convencionais, enquanto as startups são empreendimentos inovadores que representam um alto potencial de crescimento.

Ou seja, toda fintech é uma startup, porém nem toda startup é uma fintech.

 

Diferenciais das fintechs

Os diferenciais das fintechs são a principal razão do seu crescimento acelerado. Em uma conjuntura de total descontentamento com o convencional, as pessoas buscam custos baixos, programas de fidelidade, personalização de atendimento e serviços financeiros inovadores. Tudo o que uma fintech faz de melhor!

 

1. Personalização do atendimento e dos produtos

Oferecer um produto e um atendimento personalizado é, sem dúvidas, uma das principais estratégias na fidelização dos seus clientes. A experiência se torna um pilar no momento de compra e um diferencial competitivo, mediante um mercado cada vez mais crescente.

A personalização, por sua vez, oferece uma conexão única entre cliente (PJ e PF) e empresa, além de oferecer um olhar de atenção e cuidado até o pós-venda.

 

2. Diminuição dos custos

Um dos maiores problemas que os brasileiros vivem no seu cotidiano é a alta de preços e tarifas para a realização de tarefas básicas do dia a dia, como encher o tanque do carro, compras alimentos ou, nesse caso, realizar transferências bancárias. 

O ambiente online torna possível oferecer para os clientes soluções financeiras, de conta digital, meios de pagamento e linhas de crédito, por um preço mais acessível sem diminuir a qualidade dos produtos.

 

3. Soluções financeiras inovadoras

O grande trunfo das fintechs é, sem dúvidas, ter a inovação como um pilar diferencial. O mercado tornou-se volátil, portanto, cabe a essas empresas garantir soluções que acompanhem as mudanças setoriais.

Assim, tanto na parte de automação dos processos quanto na própria expertise do serviço, a tecnologia transforma o sistema, que antes era visto como cansativo, burocrático e difícil de entender, em um ambiente fácil e intuitivo. 

A eficiência no momento de consulta, compra, transferência e outras etapas tornou-se algo natural no dia a dia do target das fintechs. Alcançar uma vida prática nunca foi tão fácil, especialmente para o cliente PJ, que já tem a sua rotina toda tomada pela gestão do seu negócio.

 

4. Fim da burocracia desnecessária

Quem gostava de esperar três horas na fila? Demorar dias para realizar uma transferência? Dar diversos telefonemas para garantir o que já era seu por direito? Passar por etapas infinitas para abrir uma conta ou ter um cartão de crédito? A verdade é que a burocracia é a grande inimiga do brasileiro, independente do setor atuante.

Dessa forma, as fintechs chegaram para atuar como um solucionador de problemas financeiros, de forma ágil e eficaz. A ampliação do acesso a essas soluções, tanto pelo PJ quanto pelo PF, demonstra que o sistema integrado é o método necessário para eliminar etapas burocráticas.

 

O Letsbank é o banco do futuro!

 O Letsbank fala a mesma língua do empreendedor. Somos o banco do futuro que, por meio de soluções financeiras, estrutura um sistema integrado de finanças em um ambiente digital capaz de impulsionar o seu negócio para o futuro.

Simplificamos a rotina dos nossos parceiros (ecossistemas e plataformas B2B) e potencializamos o negócio de seus clientes empreendedores de forma ágil e fácil. Da mesma forma que atuamos com a agilidade de uma fintech, proporcionamos a segurança de um banco tradicional com licença reconhecida pelo Banco Central do Brasil - ou seja, o melhor dos dois mundos.

Contamos com boletos personalizados, soluções de Compre Agora e Pague Depois (Buy Now, Pay Later), cartões co-branded, antecipação de recebíveis, transferências facilitadas via TED e PIX, saques 24 horas, tokens de segurança e muito mais!

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