Skip to content

Como proteger o seu negócio de futuras crises financeiras

O mercado financeiro é bastante volátil perante futuras crises, portanto cabe ao seu negócio antever essas situações e se preparar para o antes, o durante e o depois de tais momentos.

Uma crise financeira é o terror não só de qualquer pessoa, mas também de qualquer PJ. Esse problema é vivido por milhares de brasileiros todos os dias, já que ainda estamos nos reerguendo da nossa última crise que ocorreu durante a pandemia.

Investir e gerar um negócio já é uma situação difícil e passível de uma crise interna, porém quando um país inteiro se encontra diante de uma situação de bola de neve, infelizmente você deve se preparar de acordo com as demandas do mercado para o que está por vir.

O principal problema por trás da falência de diversos negócios é a falta de planejamento da sua situação financeira e mercadológica. Esse conceito é observado quando notamos alguma empresa que até mesmo durante uma pandemia conseguiu lucrar e crescer, ou seja, pode ter certeza de que ela se preparou bastante para qualquer possível futuro.

Os riscos enfrentados durante a crise pandêmica apresentou riscos operacionais e estratégicos, independente do setor que atuava. Alguns desses problemas são atrasos do fornecimento, aumento dos custos, mudança na demanda do target, insuficiência logística, crises internas, entre outros.

Por esse motivo, o Letsbank deseja te amparar com esse texto repleto de dicas que irão te auxiliar no futuro do seu negócio.

 

Dicas

Tenha um fundo de emergência

Economizar sempre foi um clichê nos meios de comunicação, tanto para a pessoa física quanto para o PJ, porém deve ter um motivo para esse verbo ser citado milhares de vezes.

De fato, independente do setor em que a sua empresa atua, nunca saberemos o que o mercado espera para o futuro, ou seja, tudo pode acontecer.

Por exemplo, se você virasse para uma pessoa vinte anos atrás e falasse para ela que o sistema de aluguel de filmes e todas as redes famosas iriam acabar para dar lugar a aplicativos digitais, provavelmente te chamariam de maluco.

Porém, mesmo com todas as mudanças que o mundo aguarda para nós, um fator jamais perderá o seu valor, o dinheiro. Juntar ou reservar dinheiro é a forma mais eficiente de se preparar para uma crise futura, claro que no começo pode parecer um ato inútil, mas acredite, todas as grandes empresas que sobrevivem pelas décadas de volatilidade têm um fundo de emergência.

Obviamente não são todos os negócios que conseguem economizar devido às suas situações financeiras, contudo, se a sua empresa se encontra estruturada no mercado e apta para criar um fundo de emergência, realize-o!

Mesmo que você não esteja passando por momentos difíceis, pense que uma crise financeira pode ocorrer com qualquer um.

 

Quite as suas dívidas

Outro ponto extremamente importante é quitar, se possível, todas as dívidas que estão no nome do PJ. 

Em momentos de crise, caso as suas dívidas não estejam quitadas, provavelmente você não conseguirá manter o seu negócio no verde. 

Então mesmo que não consiga terminar todas elas de uma vez, procure negociá-las ou revertê-las aos poucos. 

Sempre que possível, economize um dinheiro no final do mês com o intuito de adiantar algumas parcelas ou quitar outras dívidas.

Seu bolso irá agradecer!

 

Se fortaleça no ambiente digital

Após a crise pandêmica, poucos pontos positivos conseguiram ser criados, porém um deles foi ter a certeza de que o comércio online é o futuro de qualquer negócio.

Antes mesmo da pandemia, notava-se um movimento de mudança nas lojas que procuravam trocar o ambiente físico pelo online, por razões de logística, ecologia, produtividade e rentabilidade.

Na maioria dos países do mundo se percebeu que qualquer produto ou serviço poderiam ser comercializados via ambiente digital: alimentos, remédios, maquinário, bens de consumo duráveis e não duráveis, entre outros. 

Até mesmo novos mercados foram criados ou impulsionados durante a pandemia, como o sistema de criptomoedas, NFTs e produtos ou serviços via metaverso, ou seja, a janela de possibilidades é infinita.

Não pense mais que o comércio digital é um “ativo extra” ou que ele não é essencial, pois atualmente ele é uma necessidade. 

Além de se manter presente e ativo em todas as redes sociais, cabe ao seu negócio atender às demandas do seu consumidor e integrar todos os seus sistemas.

Quando as soluções financeiras se encontram em um lugar só, todo o processo se torna ágil e eficaz.

 

Mantenha o bem estar físico e mental dos seus funcionários

Toda empresa é formada por pessoas e, portanto, sem elas o seu negócio pode vir a falir. Por esse motivo, devemos encarar a saúde dos empregados da mesma forma que encaramos a saúde da empresa, lembre-se que se os seus funcionários estiverem mal, provavelmente a sua empresa estará mal também.

De acordo com uma pesquisa de RH realizada pela Deloitte, 82% das empresas acreditam que “condições de trabalho flexíveis” são fundamentais para garantir um ambiente funcional. 

A partir de horários de trabalho mais flexíveis e ferramentas que auxiliem no processo de automação, o seu negócio garantirá um espaço com um espírito unido de equipe capaz de passar por qualquer crise.

Além disso, cabe às empresas fornecerem sistemas de seguranças e conforto no convívio empresarial para manter a saúde dos empregados em dia.

Lembre-se que são as pessoas que realizam o trabalho de fato e sem elas, os negócios se tornam semelhantes e frios.

 

Converse com seus clientes

Após e durante uma crise, provavelmente a relação com os seus clientes irá passar por momentos de abalo, portanto cabe a você manter desde o começo uma transparência não só sobre as operações, mas também sobre os planos futuros que a parceria aguarda.

As organizações devem cooperar para garantir o melhor entendimento possível diante da contenção de gastos e da retomada da produtividade.

Uma relação aberta e sincera é bem mais eficaz e segura do que manter algumas informações e conceitos de fora da conversa.

Comunicação é tudo!

 

Elabore uma gestão de dados segura

Normalmente, quando falamos em crise, automaticamente as pessoas lembram de finanças, porém a segurança dos dados e das informações da sua empresa também são componentes essenciais na formação de uma gestão.

As empresas devem estabelecer mecanismos de gestão de dados que garantam a segurança de todos os dados existentes nos seus sistemas digitais, com o intuito de evitar futuras crises.

Quando uma crise financeira chega a uma empresa, facilmente o sistema digital é deixado de lado e a segurança dos dados pode passar por diversos ataques e invasões que irão custar ainda mais para o negócio.

Todo suporte aos computadores, servidores, redes, aplicativos e outros recursos de informática devem ser disponibilizados. A confiabilidade da intimidade dos usuários deve sempre vir em primeiro lugar.

 

Avalie o futuro

Não podemos nos preparar no presente e nos esquecer do futuro. Lembre-se que tempos de crise são momentâneos e apesar de parecer impossível algumas vezes, sempre existe uma luz no fim do túnel.

Todo aprendizado e estudo é válido, toda ideia acaba somando e todo pensamento positivo auxilia na construção de uma empresa impenetrável.

Planejar o seu futuro, muitas vezes pode dar preguiça ou parecer ineficaz no momento presente, porém ao pegar exemplo de grandes empresas que estão entre nós há tantas décadas, perceberá que uma gestão correta serve de base para combater qualquer problema. 

Pense em quais estratégias usar para blindar seu patrimônio e as estratégias dos seus produtos ou serviços, o futuro pode ser brilhante para a sua empresa, basta querer.

 

O Letsbank te ajuda no seu presente e futuro

O Letsbank atua como um solucionador financeiro para o empresário brasileiro, por meio de uma estrutura bancária ágil e eficaz o seu negócio garante o próprio futuro.

Ele oferece soluções integradas que facilitam a rotina do gestor de negócios e auxilia na monetização dos processos. Cada etapa ocorre de forma segura e fácil, todos os seus sistemas se encontram em um só lugar.

Seja cliente Letsbank e impulsione o PJ para o próximo nível!