Open Banking X PIX: Quem trouxe mais impacto para o mercado?
O Blog Letsbank fala como cada uma das modalidades trouxe mudanças expressivas para o mercado financeiro e o sistema bancário brasileiro

Não é segredo que o Open Banking e o PIX revolucionaram o mundo financeiro. Mas, antes de falar sobre quem trouxe mais impacto para o mercado, é preciso entender que eles são inteiramente relacionados. Um traz a facilidade dos pagamentos instantâneos de forma ágil e com pouquíssima burocracia, e o outro abre o mar e aumenta a concorrência entre instituições bancárias.
Hoje, vamos falar de como eles se interligam e como ambos viraram facilitadores e revitalizaram o ecossistema bancário.
Open Banking
Vamos começar pelo início. O Open Banking chegou com a proposta de acelerar a concorrência entre instituições financeiras e ampliar as possibilidades de quem usa bancos e seus serviços. Hoje, empresas não são mais “reféns” de apenas um banco, elas podem ter conta corrente PJ em uma instituição, seguro em outra e investimentos em uma terceira.
A chegada das fintechs ampliou ainda mais essas possibilidades, os bancos digitais chegaram com tecnologia avançada, segurança, agilidade e taxas mais competitivas, despertando nos bancos tradicionais uma inquietude que fez com que eles se movimentassem para alcançar essas inovações.
O Open Banking trouxe novos produtos e serviços, todos com clareza e acessibilidade. As barreiras, aos poucos, têm sido quebradas e PJs começaram a se locomover entre os bancos, conhecendo todas as alternativas possíveis. Assim, a escolha passa a ser a que é mais a cara do seu negócio, do seu propósito e da sua renda.
O sistema ampliado e disruptivo do Open Banking possibilita que os clientes encontrem as melhores ofertas. O PJ não precisa mais encarar a burocracia infindável para uma troca de banco, por exemplo; nem mesmo ficar agarrado a taxas e a serviços que não são customizados para atender as suas necessidades.
De uma forma mais clara e até didática, podemos comparar o Open Banking a um e-commerce. Como? Simples. Assim como o e-commerce nos amplia a busca pelos melhores preços de produtos, o Open Banking amplia a oferta de serviços bancários.
Conceito do Open Banking
Para sintetizar, podemos definir o Open Banking como o seu conceito foi gerado. Ele surgiu com a proposta de abrir os dados dos usuários – afinal os dados são dos usuários e não dos bancos – para que outras instituições financeiras pudessem oferecer tecnologia, serviços e produtos customizados, com melhores taxas e de forma competitiva. Através de regras e de tecnologias específicas - integração de sistemas ou APIs -, as instituições financeiras passaram a ter acesso aos dados e histórico de serviços dos clientes.
PIX
Desenvolvido e mantido pelo Banco Central (BACEN), o PIX é um sistema de pagamento instantâneo. Ele permite fazer transferências de valores para pessoas e empresas por smartphones e computadores. Tudo, de forma rápida e sem precisar de dados de quem vai receber. Com as Chaves PIX, que podem ser tanto o e-mail, como CNPL, CPF, número do celular, QRCode, ou até mesmo uma chave aleatória, você faz o pagamento instantaneamente.
Pessoas Físicas ainda têm o benefício de ter o serviço de forma gratuita. Já Pessoas Jurídicas, geralmente, pagam uma taxa definida pela instituição financeira.
Características do PIX
Seguro, ágil, versátil e tecnológico. O PIX é basicamente uma solução de pagamento instantânea, ou seja, você pode receber e enviar dinheiro 24 horas por dia, todos os dias da semana, incluindo domingos e feriados. Confira algumas características do PIX:
- Criado pelo Banco Central;
- Modelo de pagamento instantâneo;
- Permite uma confirmação do pagamento em alguns segundos;
- Disponibilidade integral, 24 horas por dia;
- Pequenos empreendedores e Pessoas Físicas utilizam o PIX de forma gratuita; porém, na maioria das vezes, para empresas de médio à grande porte, têm uma pequena taxa;
- Pagamento feito por meio de chaves, como QrCode, e-mail, CNPJ, CPF;
- Não é necessário compartilhar dados bancários para que a transferência/pagamento seja feito;
- Inclusão financeira, agilidade, inovação dos meios de pagamento e uma excelência na experiência dos clientes.
PIX e Open Banking são a mesma coisa?
A resposta é: Não.
Como já apresentamos, os dois modelos são totalmente diferentes. O PIX é um meio de pagamento e o Open Banking um verdadeiro ecossistema de compartilhamento de dados.
Porém, ambos têm algo comum de grande relevância: são tecnologias que têm potencializado a evolução do sistema financeiro do Brasil.
O PIX e o Open Banking têm permitido que diversas empresas acelerem seus processos, além de possibilitar o surgimento de novos negócios. Se pegar o exemplo do PIX, podemos provar que ele tem sido um vetor importante para a facilitação e o crescimento de empresas e pagamentos, tanto de forma física como digital. Já graças ao Open Banking, o empreendedorismo no Brasil cresceu e muito; um exemplo clássico é a chegada das fintechs e bancos digitais de pagamentos e de crédito.
Mas qual o grande impacto desses dois modelos? Sem dúvidas, a democratização do sistema financeiro. Além, é claro, da aceleração da inclusão digital e financeira do brasileiro, seja ele pessoa física (PF) ou jurídica (PJ).
Quando as duas modalidades se encontram?
Sempre. Elas caminham lado a lado. Enquanto o PIX traz agilidade e conforto para o ramo de pagamentos, otimizando o sistema financeiro e incentivando o consumo, o Open Banking traz uma liberdade nunca vista no Brasil. Liberdade para consumidores, empresas e, até mesmo, bancos. O consumidor, hoje, tem autonomia para escolher produtos financeiros que tenham sinergia com a sua realidade, seu negócio e suas necessidades. Os dados bancários, agora, pertencem ao consumidor e não ao banco.
Os dois fazem parte de um grande pacote do Banco Central, que tem uma proposta de transparência para curto, médio e longo prazo, com o objetivo de democratizar de vez o Sistema Financeiro Nacional.
Benefícios da integração do PIX e Open Banking
O PIX e Open Banking mudaram a dinâmica do sistema financeiro. O Open Banking e seu conjunto de regras e tecnologias de ponta permitem que fintechs e instituições de pagamento, em geral, tenham permissão de movimentar valores em nome dos usuários. O PIX vem para dar um plus nisso; afinal, agora, essas movimentações também podem ser realizadas dentro desse novo meio de pagamento.
Sintetizando, empresas e usuários terão diversos benefícios. Confira alguns:
- Taxa menor;
- Maior facilidade;
- Processos ágeis/instantâneos;
- Maior cobertura de contas e métodos permitidos;
- Segurança.
Letsbank lado a lado com a evolução
Como vimos, o PIX é um dos responsáveis por boa parte da revolução tecnológica que vem acontecendo no mercado financeiro e já é um dos meios de pagamento mais utilizados no País. Para ficar claro, uma em cada cinco operações bancárias é feita via PIX.
Ser um parceiro Letsbank é poder ofertar soluções bancárias completas, para que seu cliente PJ possa realizar PIX e outras operações direto no APP ou dentro do seu sistema de gestão.
Aqui, o empreendedor (cliente) também tem Taxa Zero para recebimentos e pagamentos via PIX QR Code. E o parceiro, é claro, ganha share, fidelização e incrementa sua receita por meio dessa oferta de soluções integradas à sua plataforma de gestão.
Nós, do Banco Letsbank, já nascemos Open Banking, já nascemos digitais e acreditamos na concorrência como uma impulsionadora da excelência.
A gente acredita no poder e na liberdade do empreendedor para controlar o seu dinheiro da melhor maneira.
No Letsbank, parceiros e clientes têm condições mais atrativas para acessar as melhores oportunidades de serviços e produtos bancários para seus negócios.
Pensou em PIX? Pensou em Open Banking? Pensou em Letsbank!