Skip to content

Planejamento financeiro: Como tirar sua empresa do vermelho

Passou da metade do ano e o caixa apertou? Aprenda como alavancar a condição financeira do seu negócio 

A economia brasileira se encontra em crise há anos, o que não é novidade para ninguém. Contudo, é justamente nos momentos desafiadores que surgem as melhores oportunidades de crescimento. Mas qual é o primeiro passo para se organizar financeiramente e tirar seu negócio do vermelho? 

Calma! Hoje, nosso LetsBlog te traz várias dicas sobre como superar o cenário atual e alavancar as suas receitas, considerando a realidade das suas finanças e contas.  

De fato, é uma missão complicada, porém com planejamento, disciplina e um corte de gastos, é super possível sair dessa e ainda aproveitar o desafio como uma alavanca para potencializar os objetivos financeiros do seu negócio. Lembre-se que na maioria das vezes não existe só um culpado para a crise empresarial, portanto, pense em soluções para monetizar o seu negócio a curto, médio e longo prazo e organizar a vida financeira do seu CNPJ, ao invés de transformar o ambiente de trabalho em um lugar negativo e sem esperanças.  

O primeiro passo para sair do vermelho é identificar os problemas com cautela e eficácia e, depois, combatê-los. Ao contrário do que muitos acreditam, esse não é o momento para se precipitar e tomar decisões apressadas. Administrar a sua gestão de forma que seus números coincidam e suas demandas estejam corretas é essencial para começar a atribuir as dicas, independente se o seu negócio vive tempos de crise ou de fartura. 

Entre os principais medos de qualquer empresário está a falta de um planejamento financeiro, as dívidas e a falência e, para evitar esse caos organizacional, separamos para você cinco dicas que irão te auxiliar a tirar a sua empresa do vermelho: 


Identificação dos problemas 

O diagnóstico dos problemas é necessário, já que através dele você poderá ter o know how do que afetou a sua empresa e como futuramente você poderá se reerguer. Além disso, pode ajudar a evitar os mesmos erros cometidos anteriormente. Comece mapeando e analisando todas as suas ações financeiras passadas e planeje o que você pode fazer para reverter as situações com os próximos passos. 

Corte de gastos 

Após análise de identificação, você definirá as prioridades do seu segmento e o que pode ser descartado ou reduzido através de um corte de gastos. Lembre-se que pequenos materiais e itens já fazem a diferença. 

Planejamento de equipe 

A sua empresa necessita de uma equipe, portanto, centralize e elabore uma estratégia interna com o seu time. Dessa forma, você mantém uma boa relação durante o período de crise e consegue solidificar a relação de confiança e transparência com os demais. A conscientização dos problemas por parte do coletivo é fundamental para impulsionar o seu negócio. 

Renegocie suas dívidas 

Caso necessário, como última hipótese, renegocie as suas dívidas. Apesar de não ser a melhor forma de lidar com a situação diretamente, através da renegociação, você poderá criar janelas de oportunidades para evoluir o seu negócio, enquanto paga o que deve. Porém é de extrema importância que não assuma outras dívidas nesse processo, já que você está aqui para se livrar delas e não contrair novas. 

Monetize e tenha diferenciais de mercado 

Por último, é válido realizar uma análise de mercado e descobrir novas demandas dos consumidores. Dessa forma, a sua empresa consegue criar novas formas de incrementar a receita, ampliar a oferta de produtos e serviços, e ter diferenciais que possibilitem um aumento expressivo no share de mercado. Quando o seu negócio começa a se destacar no segmento, ele cria uma relação direta de fidelidade com o target, ou seja, a sua marca terá uma garantia financeira no futuro. Importante: escolha bons parceiros para monetizar. O embedded finance (soluções financeiras embutidas), por exemplo, é uma ótima estratégia. 

 

Como o Letsbank pode ajudar a sua empresa a monetizar 

Como o Letsbank é um banco digital com diversas ferramentas, é através dele que sua empresa pode ingressar em um mercado de impulsão diferenciado. Nosso modelo de negócio é dedicado a agregar valor aos ecossistemas de nossos parceiros, por meio de soluções bancárias customizadas às suas necessidades.  

A rentabilidade contínua e a fidelização dos clientes são os nossos objetivos compartilhados com você.  

Além dessa rede de investimentos e networking ideal para potencializar o seu negócio, também realizamos a liberação de crédito em um formato descomplicado e digital para seus clientes. 

O nosso processo é seguro e acessível, focado em pequenas e médias empresas (PMEs) que necessitam desse suporte. As nossas modalidades de crédito não necessitam de garantia e os recebíveis do cartão são antecipados para um melhor planejamento financeiro da empresa. Além disso, seus clientes PJs ainda podem receber o valor de suas vendas sem precisar esperar os 30 dias padronizados.  

O resultado para você, parceiro Letsbank, é um aumento de sua receita e fidelização do cliente. Conheça o nosso modelo de parceria, monetize seu negócio e impulsione-o para um próximo nível!