Embedded Finance: o modelo estratégico de negócio do futuro
Entenda como agregar serviços financeiros ao seu portfólio pode proporcionar mais crescimento e visibilidade do seu negócio.

No passado, bancos tradicionais e empresas de tecnologia eram dois tipos de empresas completamente diferentes. Hoje, a realidade é outra: cada vez mais, empresas de tecnologia estão se tornando bancos e os bancos estão se tornando empresas de tecnologia. Essa tendência está se materializando com grandes conglomerados, incluindo Amazon, Google, Facebook e Apple, e abrindo caminho para o surgimento de um novo sistema bancário: o banco invisível.
Neste artigo, nós iremos explorar sobre o modelo Embedded Finance, como os bancos e as empresas de tecnologia estão se adaptando às mudanças nas preferências dos consumidores e aos avanços tecnológicos, e como a sua empresa pode se beneficiar desse novo modelo de negócio para agregar mais diferenciais competitivos e aumentar a monetização na base de seus clientes.
O que você verá por aqui:
- O que é Embedded Finance;
- Como funciona;
- Quais as vantagens do Embedded Finance;
- O futuro desse modelo estratégico de negócio;
- Letsbank: o banco que facilita o seu acesso às novas tendências do mercado.
O que é Embedded Finance?
O Embedded Finance, traduzido para o português “Finanças Embutidas”, é a inclusão de soluções financeiras no portfólio de serviços de empresas que não possuem atuação direta dentro do mercado bancário.
Calma, vamos simplificar para você! Funciona assim: a empresa fecha parceria com uma instituição financeira que se integra ao seu ecossistema para oferecer produtos bancários para sua base de clientes.
O iFood, por exemplo, é um aplicativo de delivery de comida que não possuía relação direta com serviços financeiros e que, agora, tem uma conta corrente digital.
As empresas que aderem a esse modelo dentro do seu negócio passam a oferecer serviços financeiros customizados, que melhoram a experiência do seu cliente. Tudo isso, de forma integrada e seguindo as políticas de segurança e regulatórias do Banco Central. Desta forma, a empresa consegue agregar mais benefícios de contas bancárias, empréstimo e até financiamento.
O conceito embrionário de Embedded Finance envolvia opções, como processamento de pagamentos ou empréstimos. Mas, atualmente, com a pandemia da COVID-19, houve a aceleração da transformação digital em muitos setores, portanto, novos serviços estão sendo inseridos e revolucionando o modelo de oferta de finanças integradas.
Como funciona o Embedded Finance:
Marketplaces, e-commerces, ERPs, sistemas de automação e plataformas que optam em oferecer serviços integrados, ou seja, Embedded Finance, conectam seus ecossistemas com APIs, que fazem a conexão direta com Banking As a Service. A partir de então, passam a oferecer para seus clientes a possibilidade de abertura de conta digital, cartão de crédito, empréstimo, entre outros serviços.
Para entender melhor, podemos considerar que o modelo Embedded Finance é constituído por dois pilares essenciais:
- Instituição Financeira
Responsável por toda parte burocrática e regulamentária para efetuar serviços financeiros, além de disponibilizar o capital utilizado em créditos ou Buy Now, Pay Later - BNPL. Ela também pode ser a mesma empresa que oferece as documentações tecnológicas necessárias para a integração do BaaS – Banking as a Service.
- Plataforma Digital
É através da plataforma digital da empresa em questão (marketplace, e-commerce, ERPs, etc) que os serviços bancários são integrados e disponibilizados para seus clientes.
Assim, a união desses dois pilares torna possível a inclusão de serviços financeiros na jornada do consumidor que contribuam para que ele tenha uma relação mais próxima e duradoura com essa empresa, que não é necessariamente do mercado financeiro.
Quais as vantagens do Embedded Finance?
Além da empresa parceira não precisar se preocupar com regulamentações, desenvolvimento e funcionamento da solução financeira integrada, o modelo Embedded Finance entrega muito mais benefícios a curto e a longo prazo.
De um lado, temos o cliente que, agora, acessa uma conta digital com agilidade, facilidade, que atende suas necessidades da melhor maneira, sem se preocupar com a gestão de diversos aplicativos ou conciliações bancárias.
Do outro, temos o parceiro que aumenta seu ticket médio através de cartões exclusivos, BNPL (Buy Now, Pay Later) e crédito empresarial.
Outros ganhos notáveis são:
- O crescimento da procura pelo seu produto
- A fidelização de antigos clientes
- Destaque perante a concorrência
- Maior valor de mercado.
Um ponto importante a se ressaltar é que, quanto maior a invisibilidade da instituição financeira por trás de todo o serviço, mais os clientes se fidelizam e ganham confiança na sua marca.
O futuro desse modelo estratégico de negócio
Como trouxemos por aqui, a pandemia do Covid-19 transformou e muito as formas de fazer negócio. Diversos setores do comércio e indústria precisaram se reinventar para manterem-se ativos e competitivos.
Além disso, a Era Digital é uma realidade que, a cada dia, traz mais estratégias para facilitar e dinamizar a rotina acelerada dos consumidores. Por exemplo, estabelecimentos que disponibilizam o atendimento, compra, transações e outros serviços completamente digitais, possuem a preferência dos clientes.
Segundo a pesquisa feita em 2021 pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) com 13.250 pessoas, 60% dos entrevistados preferem ser atendidos através de um canal digital.
Tendo esse cenário e todas as vantagens que envolvem esse modelo estratégico de parceria, o crescimento exponencial de fintechs, bancos digitais e empresas de tecnologia, é um indicador importante de que essa tendência veio para ficar e crescer cada vez mais.
Afinal, o Embedded Finance é o modelo estratégico que nasceu para solucionar uma parte importante das dores do consumidor, entregando cada vez mais serviços personalizados, desburocratizados, com baixo valor e totalmente digitais.
Letsbank: o banco que facilita o seu acesso as novas tendências do mercado
No Letsbank, buscamos sempre abrir o caminho mais seguro e facilitado para que nossos parceiros alcancem o crescimento esperado para o seu negócio.
Através de ERPs, sistemas de automação e marketplaces, com nossas soluções impulsionamos a monetização dos parceiros com inovações e soluções personalizadas conforme a sua base de clientes. Com isso, atendemos de forma eficiente as necessidades que ele possui, e contribuímos com um impacto que aquece as PMEs.
Muito mais que uma estrutura bancária completa, com: Boletos personalizados, PIX, TED, extrato, crédito, atendimento 24h no aplicativo, e muito mais; com o Letsbank, nossos parceiros contam com Marketing as a Service, com atendimento exclusivo e personalizado ao seu modelo de negócio, simplificado e com insights de business intelligence, em português, inteligência empresarial, que auxilia de forma mais eficaz e estratégica, no impacto para o seu cliente.
4 fatos sobre o Embedded Finance
- A tecnologia tem auxiliado na transformação do mercado financeiro, com a criação de bancos digitais e fintechs focadas na experiência do cliente. Os bancos tradicionais não têm a mesma agilidade devido ao seu tamanho e aos processos complexos.
- A principal vantagem desta tecnologia é a integração através de API. Com elas, é possível utilizar o Banking As A Service em um formato mais colaborativo, o que leva a uma maior escala e velocidade na criação de serviços financeiros integrados por terceiros/parceiros.
- Uma recente pesquisa da Juniper Research mostrou que o mercado de Embedded Finance excederá os US$ 138 bilhões até 2026; em 2021, chegou a US$ 43 bilhões.
- O setor de varejo está na ponta das transformações tecnológicas, beneficiando-se rapidamente delas. Especialmente quando se trata da relação comercial B2B, o Open Finance está mudando a maneira de visualizar os riscos dos clientes e, ao mesmo tempo, oferecer mais crédito.
Gostou de saber mais sobre o Embedded Finance? Acompanhe nosso Letsblog e fique por dentro de informações sobre o mercado financeiro e suas tendências.