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Marketplaces: as oportunidades e tendências desse modelo promissor

Descubra como alavancar o seu negócio, por meio do promissor modelo de vendas online. 

Mesmo com um cenário econômico repleto de ressalvas, o empreendedorismo vem crescendo exponencialmente no Brasil. No entanto, os desafios desse modelo são muitos.  

Não é à toa, segundo o SEBRAE, três em cada 10 MEIs fecham as portas em até cinco anos atividade, por exemplo. Isso porque, a maioria não se prepara estrategicamente para se consolidar e, depois, expandir. 

Com a rápida ascensão tecnológica, encarar a concorrência e sobreviver às mudanças do mercado, tornou-se ainda mais desafiador. E, para não sucumbir, três fatores são indispensáveis: fazer uma boa gestão, ter diferenciais competitivos e estruturar um marketing atrativo. 

Hoje, nosso Letsblog te mostra como utilizar uma das maiores tendências do mercado (as vendas online) ao seu favor, as vantagens de ter sua loja num marketplace, junto com a integração de soluções financeiras, para aumentar sua competitividade e destaque. 

O que você vai ver por aqui: 

  • O que são marketplaces;
  • Diferença entre Marketplaces x Lojas virtuais; 
  • Vantagens de ter a sua loja num marketplace;
  • Integrações com soluções financeiras é o futuro do marketplace;
  • Letsbank: tão integrado com você que nem parece banco. 

 

O que são marketplaces? 

Apesar de ser uma palavra bastante dita no mundo dos negócios, poucas pessoas sabem o que é realmente um marketplace. 

De forma simples e objetiva, os marketplaces são shoppings virtuais, seja de produtos ou serviços, que facilitam a conexão entre fornecedores e clientes, assim, atraem e alcançam um público maior. 

Para você entender melhor, reunimos aqui alguns exemplos:  

  • B2B: marketplaces que intermediam vendas para outras empresas. Exemplo: Amazon Business e Alibaba. 
  • B2C: marketplaces que intermediam vendas para os consumidores finais. Exemplo: Magazine Luiza e Mercado Livre.
  • C2C: marketplaces que intermediam vendas de consumidores para consumidores. Exemplos: OLX e Enjoei. 

Diferença entre Marketplaces x Lojas virtuais 

A loja virtual é um site ou plataforma de uma única marca. Nela, o empreendedor controla e pode customizar seu layout, hospedagem, melhorias, atendimento, integrações e gestão. 

Já no marketplace, o empreendedor conta com uma infraestrutura já pronta, que facilita a sua gestão e amplia suas oportunidades de venda. Basta realizar o cadastro na plataforma escolhida e expor seus produtos e valores.  

O esforço, sem dúvidas, é reduzido. Porém há um ponto de atenção para esse modelo de vendas: algumas plataformas cobram taxas para ter mais visualização do consumidor e/ou taxas de repasse de vendas. 

 

Vantagens de ter a sua loja num marketplace: 

1. Baixo Investimento

Como dissemos por aqui, o empreendedor não precisa se preocupar com a criação da plataforma, personalização, segurança e outros fatores, pois já tem um modelo pronto fornecido pelo próprio marketplace. É uma forma de poupar um grande investimento no começo do negócio. 

 

2. Mais visibilidade 

Os marketplaces investem muito em divulgação, chegando a ter milhões de acessos por mês, o que contribui com a visibilidade de novos negócios.  

Gerir uma empresa, especialmente, em fase inicial é realmente um grande desafio. E os empreendedores, em geral, acabam não priorizando, entre as suas atividades, a divulgação da loja virtual.  

Este é um fator de extrema importância para conquistar a preferência na lembrança do consumidor.

 

3. Aumento de vendas

Com o grande alcance dos marketplaces e sem se preocupar com o investimento para o ambiente virtual, o micro, pequeno e médio empreendedor pode mirar em produtos, promoções e/ou preços diferenciados para aumentar o ticket médio e também, atrair novos clientes. 

 

Integrações com soluções financeiras é o futuro do marketplace 

O modelo de negócio via marketplace já tem se consolidado fortemente entre os MPMEs. Segundo pesquisa da Ebit/Nielsen (2021) de 2019 a 2020, houve um aumento de 52% no faturamento de grandes marketplaces e de 38% na quantidade de pedidos.  

Porém, quanto mais força e espaço têm uma tendência, maior deve ser seu potencial de inovação. Dessa maneira, os marketplaces têm apostado boa parte de suas estratégias no modelo de Embedded Finance.  

O rápido crescimento e a consolidação dessa tendência no mercado confirmam sua relevância. Não à toa, plataformas não bancárias que têm finanças integradas ao seu negócio têm saído na frente da concorrência. Afinal, o Embedded Finance representa, entre outras vantagens, o aumento no poder de compra do consumidor - uma grande conquista para o mercado, pois todos (empreendedor e cliente) saem ganhando.  

Mas como acontece essa oferta de soluções bancárias integradas? 

Em parceria com fintechs e bancos digitais, agora, as plataformas de marketplaces conseguem integrar serviços personalizados conforme a necessidade do seu cliente e, assim, oferecem de forma assertiva boas condições de pagamentos e linhas de crédito, como o “Compre Agora, Pague Depois”. Tudo isso, acarreta em maior giro de compra e aumento do ticket de vendas, além da fidelização do consumidor, sempre ávido por facilidades.  

Direto no checkout, o cliente consegue escolher o melhor meio para ele efetivar a compra, sem se preocupar com burocracias bancárias. Afinal, quem cuida de todo desenvolvimento tecnológico, funcional e de segurança é a própria instituição financeira parceira. 

Assim, hoje, com a competição do mercado, negócios que integram serviços financeiros se destacam por proporcionar uma experiência desburocratizada, ágil e sem taxas absurdas para o seu cliente final, dentro de sua plataforma. 

 

Letsbank: Tão integrado com nossos parceiros que nem parece banco 

Não é à toa que o Letsbank é o parceiro do empreendedor. Com nossas APIs e o modelo BaaS exclusivo para cada parceiro, fazemos com que nossas soluções financeiras para o mercado B2B2B sejam tão integradas aos sistemas que o cliente nem perceba a existência de um banco. Chegamos para revolucionar o acesso e a relação de empresas e bancos. Chegamos para potencializar o negócio do empreendedor brasileiro, seja ele nosso parceiro ou cliente dele. 

Com agilidade de fintech e a robustez de um banco com licença múltipla (concedida pelo BACEN), construímos com rapidez e eficiência o melhor portfólio de serviços financeiros para MPMEs. Junto de nossos parceiros, oferecemos toda a facilidade do empreendedor ter uma conta corrente PJ integrada, além de linhas de crédito justo, sem burocracia e sem garantia. Tudo isso, com total segurança e transparência.