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Black Friday: Como preparar o seu negócio

Já preparou o seu negócio para a Black Friday desse ano? O evento é fundamental para qualquer setor do comércio brasileiro e serve para impulsionar as suas vendas tanto no digital quanto no físico. 

 

A Black Friday é, sem dúvidas, uma das datas mais aguardadas do ano pelo comércio em geral. Famosa pela concessão de descontos de até 80% em produtos de diversas categorias, a iniciativa chegou ao Brasil em 2010.  No ano de 2021, as vendas geraram um faturamento de mais de R$ 5 bilhões, número 5,8% maior do que no ano de 2020. E, segundo estudos, a Black Friday de 2022 promete ultrapassar essa quantia, pois os clientes vão aproveitar a campanha para fazer antecipadamente as compras de Natal.

Para os lojistas, a Black Friday representa uma oportunidade de potencializar os lucros e equilibrar as contas das empresas no fim do ano. E se no comércio físico as vendas têm grandes destaques, a data é ainda mais esperada para lojas online, que se preparam com meses de antecedência para fazer uma ação que realmente faça a diferença no mercado.  

No conteúdo de hoje, vamos contar um pouco mais da a história por trás do Black Friday, como ela funciona, além de compartilhar insights importantes para ajudar pequenas e médias empresas a se preparem para a alta do mercado. 

 

Origem Black Friday 

As histórias por trás da origem da Black Friday são inúmeras e tratam desde esquemas ilegais até sinônimos de tumultos. Uma das teorias mais aceitas é a de que, na década de 1960, os policiais usavam essa expressão para relatar o tráfego de veículos e o trânsito caótico pós-feriados. 

Porém, a expressão recebeu uma conotação positiva no início dos anos 80 e remetia a uma série de promoções que fizeram sucesso na época. 

Com o passar do tempo, uma data específica (sexta-feira) se transformou em uma semana inteira de promoções que terminava na segunda, com a Cyber Monday. Além disso, alguns feriados estadunidenses também utilizam do evento como parâmetro para realocar as vendas sazonais. 

O evento percorreu o mundo e chegou ao Brasil em 2010 com inúmeros problemas e barreiras de implementação. Porém, em 2012 ele começou a se popularizar e atraiu diversos lojistas e consumidores. 

 

Como o evento funciona? 

A Black Friday atua de formas diferentes dependendo do setor que você atua. Por esse motivo, é fundamental que as empresas preparem os seus estoques para uma semana inteira de descontos, sejam eles gradativos ou não.  

O evento, no começo, servia somente no ambiente físico das lojas e, muitas vezes, forçava o cliente a se dirigir até o local. Contudo, com a pandemia e o aumento da força do ambiente digital, cada vez mais as lojas contam com um site e uma página segura para realizar transações; muitas delas, inclusive, oferecem um sistema integrado de descontos maior para quem consome via aplicativos ou internet. 

 

Dicas  

A insegurança por trás da política de descontos pode afetar qualquer empresário, portanto, o Letsbank vai te auxiliar trazendo algumas dicas para você se preparar para uma das datas mais fervorosas no aspecto comercial. 

Lembre-se, todo planejamento é fundamental! 

 

1. Promoções Reais 

Um dos maiores problemas que o mercado brasileiro enfrenta desde o começo da Black Friday no País, é o uso de descontos falsos no mercado. Inclusive, por um tempo, o apelido “Black Fraude” foi instaurado entre os consumidores.  

Esse esquema, basicamente, estava relacionado ao aumento dos preços antes da data e, durante o evento, as promoções atingiam o valor original do produto ou serviço, ou seja, nada mudava.  

Com o ambiente digital cada vez mais forte, o consumidor já consegue se preparar melhor para a data e comparar preços entre lojas e entre datas. Mesmo com os contratempos, o mercado brasileiro se empenha na jornada de compra da Black Friday.  

Por esse motivo, o seu negócio deve sempre estar em constante equilíbrio entre a margem de lucro do PJ e a necessidade do cliente. É isso: não adianta colocar os descontos no teto, se no final do dia o custo será maior do que o lucro.  

Não maquie o preço, não extrapole no desconto e nem deixe de relacionar uma baixa nos preços. Dessa forma, o seu negócio caminhará pela semana do evento de forma saudável e rentável. 

 

2. Ofereça métodos diferentes de pagamento  

Uma dica importante para preparar o seu negócio na Black Friday é diversificar os métodos de pagamento que o seu negócio oferece para os clientes, de acordo com o tipo de conteúdo que você oferece.  

Pense que, mesmo com o agrado do seu produto ou serviço, a jornada de compra só acaba quando o dinheiro cai no caixa do seu negócio, portanto, com a alta demanda dos consumidores por uma diversificação, cabe à sua empresa oferecer o máximo de opções possíveis.  

Pagamento por boleto, transferência ou depósito, cartão de crédito ou débito e PIX são os métodos mais viáveis e considerados padrões atualmente no mercado. Para garantir que o seu negócio consiga completar todo pedido, atualize os seus métodos por meio de plataformas financeiras ou parcerias. 

 

3. Sistema integrado de gestão 

Quando falamos de pagamento, a maior barreira que o PJ enfrenta é a falta de uma solução integrada para seus clientes. Normalmente, os negócios estão despreparados para tamanha demanda.  

São várias abas abertas, alguns logins realizados e muitas informações compartilhadas sobre o pagamento; dessa forma, o cliente se assusta e não se sente seguro de realizar futuras compras na sua loja.   

Daí a importância de colocar o seu produto ou serviço junto com os formatos de compra dentro de um só aplicativo ou plataforma para facilitar a experiência tanto do consumidor quanto a gestão financeira do empreendedor.  

Pelo lado do PJ, o entendimento de todas as suas finanças fica mais fácil e pelo lado do target, a fidelização ocorre de forma natural.  

 

4. Ambiente digital 

As lojas físicas continuam atraindo milhares de compradores todos os anos, especialmente durante a Black Friday. Porém, o crescimento do ambiente digital se mostrou cada vez mais forte. E as informações sobre o evento continuam bombando nas telas dos dispositivos.  

O mercado clama por uma presença nas redes sociais, por um site intuitivo, por uma fácil jornada de compra, por uma campanha digital e por ferramentas tecnológicas que conversem com o consumidor. Estamos em uma era de poucos cliques e muita informação. 

Para sua empresa se destacar nesse caso, cabe a ela criar um ambiente digital não só para divulgar a sua marca, como as redes sociais, os sites e blogs, mas também para desenvolver um sistema integrado de comunicação mais aberto e transparente.  

As marcas que ganham visibilidade no comércio, independente de feriado ou data comemorativa, são aquelas que contam com um esquema digital seguro e confiável e todas as operações podem ser concluídas em alguns cliques na tela.  

Não se esqueça de que uma estratégia de marketing digital é fundamental para auxiliar na divulgação das suas ofertas, já que infelizmente o cliente não saberá do seu produto ou serviço por meio de uma força divina. 

 

5. Atendimento ao cliente e pós-compra 

Por último, é fundamental ressaltar que o processo de compra não pode ser o fim da etapa de fidelização dos seus clientes. Para sua empresa se preparar, de fato, para esse feriado, ela deve entender que o atendimento inicial e o pós-compra são fundamentais para prender a atenção e ganhar a confiança do consumidor.   

Muitas vezes, as empresas garantem aquele dinheiro da compra momentânea, mas perdem o cliente na sequência, pela falta de informações sobre a compra.  

Assim, cabe a sua empresa garantir que, no primeiro momento, seja feito um atendimento ao cliente personalizado, de acordo com seu perfil, necessidades e expectativas naquela compra perante o tipo de conteúdo comercializado. Depois, no fim de todo o processo de pagamento, é indispensável aplicar uma boa estratégia de relacionamento pós-compra.  

Essa estratégia pode ser por personalização do seu produto ou serviço, contato via redes sociais, e-mail marketing, campanhas de comunicação transparente, sistema de descontos durante a jornada de compra. Não importa como, o que importa é que o consumidor de hoje retorne para sua loja no dia seguinte. 

 

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Somos tão integrados que, muitas vezes, o empreendedor nem percebe que ali existe um banco. Uma experiência ágil, confortável, intuitiva e segura. 

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