Conta em banco 100% digital é segura?
Os bancos digitais a cada dia ganham mais força nas escolhas dos brasileiros, com serviços disponíveis em qualquer dia e horário, sem custos de abertura e manutenção, zero papéis, taxas menores são alguns dos benefícios que ganham cada vez mais clientes.

A segurança das suas informações, rendimentos e dados é uma questão que ainda habita nos empreendedores que buscam migrar para o sistema 100% digital. Durante muito tempo os bancos tradicionais foram considerados os mais seguros para depositar seus ganhos, afinal não é nada amigável ver sua poupança de anos ou mesmo o lucro da sua empresa indo embora sem mais nem menos.
Será que minha conta digital é segura? Essa dúvida será respondida agora e você não terá motivos para se preocupar.
Bancos digitais: o que são?
Bancos digitais, ou fintechs, chegaram com a possibilidade de obtermos serviços bancárias ágeis e com baixo custo para seus clientes. Como o próprio nome diz, utilizam da tecnologia para realizar as operações e não precisam de agência física para funcionar.
Como as instituições tradicionais, você tem abertura de conta corrente, paga contas, realiza transferências, tem um cartão de crédito e muito mais. Sendo assim, a diferença entre os bancos digitais e bancos tradicionais, é que desde abertura até o encerramento da conta é feito direto do seu celular, computador ou outro dispositivo.
Bancos digitais são seguros?
O Banco Central do Brasil (BACEN), é a instituição federal responsável pela fiscalização, regulamentação e funcionamento adequado do mercado financeiro brasileiro. Alguns exemplos de ações que acontecem por lá: determinação e controle de tarifas bancárias, garantia de estabilidade da moeda em circulação no País e proteção do poder de compra.
Do mesmo modo que grandes bancos, as fintechs também são reguladas e fiscalizadas pelo BACEN. Assim, aqui no Letsbank, somos regulamentados pela resolução CMN Nº 4.893 quanto às questões de segurança da informação, seguindo todas as normas e políticas referentes ao processamento e armazenamento de dados e de computação em nuvem.
Além disso, em 14 de agosto de 2018, foi sancionada a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) no Brasil - Nº 13.709, com o avanço do uso da internet no Brasil. Dessa maneira, como uma instituição financeira digital, seguimos todas as diretrizes da LGPD no que tange a garantia de segurança dos dados pessoais utilizados e fornecidos nas redes por nossos clientes e parceiros.
Métodos de segurança utilizados por bancos digitais
- Criptografia
É uma codificação da mensagem ou informação localizada na base de dados do banco, sendo assim mesmo que interceptada a sua leitura e compreensão é dificultada através desse recurso.
- Cartão Virtual
Mesmo que seu banco utilize metodologias de segurança, fazer compras pela internet é a nova escolha dos consumidores e nem todo site é confiável. Por isso, ter um cartão virtual é indispensável para não ter dores de cabeça com o seu cartão físico. O cartão físico leva alguns dias para ficar pronto e chegar na sua casa, caso seja bloqueado e os cartões virtuais costumam mudar código de segurança e numerações para garantir tranquilidade aos seus clientes.
- Tokens
É uma etapa de segurança utilizado para validação dentro de apps e internet banking. Um código é enviado para seu telefone e e-mail pessoal ou através de senha para continuidade de operações que envolvem suas informações, conta bancária e até valores.
- Autenticação por selfie ou digital
Através dessa etapa após o envio da documentação, além de verificar se é você mesmo o solicitante também é permitido somente ao titular acesso a conta e informações presentes nela.
Fique atento aos links que acessa na web
O termo phishing é semelhante a palavra em inglês fishing, que significa “pescar”, e isso na prática quer dizer que, a pessoa que prática esse crime cibernético “pesca” informações e dados dos usuários através de informações e dados falsos que não são reais, mas são muito atrativos.
Eles lançam “iscas” para os usuários e assim conseguem o que precisam para aplicar golpes, muitas vezes consumidores comuns são contatados através de e-mails, SMS, WhatsApp e solicitam dados bancários, do cartão de crédito e outras informações e ao recebe-lás, invadem a conta e cartão de crédito dessas pessoas e realizam transações financeiras.
Como reconhecer o Phishing
Abaixo separamos algumas informações que podem ajudá-lo a não cair nesse golpe.
- Ameaças
“O seu serviço será suspenso se”, “sua conta foi bloqueada, verifique clicando aqui” são uma das formas de abordagem desses criminosos. Com frases de efeito, buscam encurralar o consumidor com prazos curtos para resolução do “problema”. Antes de realizar a operação solicitada, verifique diretamente por um canal oficial da instituição citada. - Links externos
Alguns e-mails ou mensagens são acompanhadas de links externos que ao clicar, possibilita a violação das suas informações pessoais. Duas opções para verificar a procedência do link que te direcionam para outro site, são:
- Antes de clicar, leia o site atentamente pois, são usados domínios muito parecidos com os originais da empresa que estão fingindo ser.
- Arquivos
Caso receba e-mail com remetente desconhecidos e/ou suspeitos, se atente quanto aos anexos enviados nessa mensagem. Comprovantes de transações, multas e propostas de trabalho são utilizados para induzir o clique no link que contém vírus que roubam dados. - Prêmios
Você foi o grande sorteado para uma viagem, ganhou um prêmio em dinheiro, carros e eletrônicos e não se lembra de ter se inscrito nesse sorteio? Fique atento! Campanhas devem ser verificadas diretamente na empresa utilizada como fornecedora antes do clique para “garantir o seu”.
No Letsbank suas informações são nossa prioridade
No Letsbank além de aprovados pelo BACEN, um dos nossos pilares é a tecnologia. Com ela, integramos nossas funcionalidades dentro de sistemas parceiros que possuem ERPs, ecossistemas digitais ou softwares de gestão para empresas.
Para nós, é fundamental proporcionar um ambiente controlado e seguro para nossos clientes abrirem suas contas e, por isso, prezamos pela conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados, principalmente em relação à transparência, segurança e finalidade. Para nossos parceiros e clientes, fazemos o controle de acesso por tokens, utilizamos criptografia de ponta a ponta e certificados de autenticidade.
Conheceu mais sobre a segurança de contas digitais? Acompanhe nosso blog, siga a gente nas redes sociais e continue por dentro dos principais assuntos do mercado financeiro. 🚀