Skip to content

PIX, TED e TEF? Saiba a diferença entre cada um!

O Blog Letsbank traz explicadinho cada modalidade de transferência bancária para você pagar suas contas e fazer suas compras

É comum chegarmos para transferir uma quantia e nos depararmos com diversas siglas e métodos. Entre as diversas opções de transferências bancárias encontramos o PIX, TED e TEF.

Tirando o PIX, as demais só são possíveis para donos de contas correntes. Quem é adepto de conta poupança, não pode realizar transferência entre bancos distintos. Afinal, a finalidade da conta poupança é poupar, guardar dinheiro e não realizar movimentação entre contas. Se por um lado, não pode transferir, o recebimento está liberado.

Para não te confundir e te ajudar a entender cada uma, o Blog Letsbank preparou um material bem rico com cada uma das modalidades, que podem ser realizadas por pessoas físicas ou jurídicas, confira!

 

PIX - o "caçula"

Ele chegou em 2020 e já se tornou o queridinho de grande parte da população brasileira.

A popularidade dessa modalidade se dá, principalmente, por suas vantagens quando comparado a serviços como TED. Pagamento instantâneo, sem taxas ou com taxas bem baixas e seguro.

O PIX libera transferências de dinheiro entre contas apenas de instituições financeiras que sejam autorizadas pelo Banco Central, por isso sua segurança.

Hoje, o caçula entre as transferências, já se tornou o segundo meio de pagamento mais utilizado no Brasil. Para você ter ideia, ele supera o TED, perdendo apenas para o cartão de débito e crédito.

O PIX foi criado pelo Banco Central com a finalidade de liberar transferências de dinheiro entre contas de forma instantânea e a qualquer hora do dia e em todos os dias da semana. É uma alternativa mais barata e que conversa completamente com a nova geração, tão inteirada com o uso das tecnologias e seus avanços.

Clique aqui e Entenda como funciona e as vantagens do serviço PIX.

TED - Transferência Eletrônica Disponível 

A TED, que significa Transferência Eletrônica Disponível, é um tipo de transferência que não passa pela compensação dos bancos, o que permite que o dinheiro caia na mesma hora na conta do destinatário. Às vezes, o tempo chega a variar uns 10 minutos, mas em grande parte dos casos, o dinheiro pode ser visualizado na mesma hora.

Outro benefício é o fato de não ter um limite máximo, muito menos limite mínimo. Qualquer valor pode ser transferido por TED.

Nesta modalidade, existem dois tipos distintos: a TED C, que é utilizada para transferências para contas de diferentes titularidades, e a TED D, que acontece entre contas de um único titular.

De forma simples, apenas escolhendo a opção correta no momento em que for transferir, e claro, existe a necessidade de informar todos os dados do destinatário, ou seja, de quem receberá o valor destinado. Os dados solicitados são: agência, número da conta, CPF/CNPJ e nome completo.

Essa operação entre bancos é permitida para clientes com contas de pessoas jurídicas ou físicas. Hoje, segundo o Banco Central, nem todos os bancos cobram por transações via TED, porém, ainda existem instituições que cobram uma média de R$ 2,00 a R$ 150,00. Por isso, é importante que você consulte a tabela dos serviços de cada banco para verificar os valores que são cobrados.

 

Posso pagar compras com TED?

A resposta é sim! Está passado? Não fique. Essa é uma das novidades trazidas pelo Open Banking. Apesar de não ser muito explorado, você pode pedir para pagar com TED em uma loja, por exemplo. Porém, como não tem sido muito divulgado, você corre o risco do caixa se assustar.

Lembrando que o TED pode ser pago, diferente do PIX que é completamente gratuito.

05 pix, ted, tef


TEF - Transferência Eletrônica de Fundos

Bem parecido com o TED, a TED, Transferência Eletrônica de Fundos, acontece através de cartões, sejam eles de débito ou crédito. A movimentação financeira é feita para outra pessoa ou empresa através dos cartões. Por isso, a TEF tem sido muito utilizada em estabelecimentos comerciais pelo uso das máquinas de cartões, pois ali, o pagamento normalmente é feito por cartão de crédito ou débito.

Mas nem só da maquininha se vive a TEF. Essa movimentação pode acontecer via Internet Banking, caixa do banco (que você é correntista) e pelo terminal de autoatendimento. Para isso ser possível, é imprescindível que esteja disponível e autorizado para sua conta.

A TEF é uma solução de vendas para realizar transações financeiras de forma eletrônica via cartões e que podem ocorrer todos os dias da semana, incluindo final de semana e feriados e a qualquer horário.

Um benefício do TEF em relação ao TED é que não há necessidade de pagar taxas de serviços para contas do mesmo banco. Empresas do varejo registram um número bem significativo de vendas por esse meio.

 

CONTA PJ LETSBANK: PIX, TED e TEF e muito mais 

O Letsbank oferece todos esses serviços e muito mais em sua conta digital. Se você é empreendedor e deseja contar com o apoio de uma instituição financeira completa, feita sob medida para suas necessidades, então, seja bem-vindo.

Conheça nossos parceiros, abra sua conta e desfrute de todos os benefícios de ser nosso cliente.

Essa matéria foi útil para você? Compartilhe em suas redes sociais e envie para seus amigos conhecerem essas e outras soluções do Letsbank!