Skip to content

PIX: Entenda como funciona e as vantagens do serviço

O sistema de pagamento disponibiliza transferências em tempo real a qualquer momento do dia

O PIX é o sistema de pagamentos em tempo real que foi criado pelo Banco Central do Brasil e virou o queridinho de pessoas físicas, lojistas, empresários e empresas. Você entende como funciona o PIX? Conhece suas vantagens? Sabe como utilizá-lo e se tem direito a utilizá-lo? Hoje vamos trazer o passo a passo para quem já utiliza, para quem tem dúvidas e para quem ainda não se sente seguro com essa nova modalidade de transferências eletrônicas.

 

A história do PIX. Quando ele surgiu?

A história é recente, o PIX começou a funcionar apenas em novembro de 2020, bem no meio do caos da pandemia da Covid-19. E um dos motivos para essa mudança de chave e pensamento se deu por conta do distanciamento e da necessidade de se resolver demandas bancárias sem precisar ir em uma loja física ou mesmo manusear dinheiro. Foi assim que o PIX conquistou boa parte dos brasileiros em tempo recorde. Quer uma prova? Hoje o PIX se encontra no segundo lugar no ranking de meios de pagamentos. Mais queridinho, impossível.
Afinal, a facilidade e agilidade da transação são imbatíveis, com apenas uma chave ou QR Code você inicia o pagamento e ele chega em segundos na conta do destinatário.

 

Copia e Cola, QR Code, estruturação... Afinal como funciona?

Ele é um modelo de pagamento instantâneo. Isso já está claro para a maioria das pessoas. O que ainda gera dúvida é como tudo isso é possível de forma tão rápida, com pouca burocracia e tecnologia de ponta. Simples. Esse recurso se torna possível através da nova infraestrutura criada pelo Banco Central do Brasil chamado Sistema de Pagamentos Instantâneos (SPI). E o que é esse sistema? Ele está disponível para todos? Boletos e TED fazem parte dele? São muitos questionamentos, mas vamos explicar.

O SPI é aberto para todas as instituições desde que elas sejam autorizadas pelo Banco Central. Ele também contempla instituições de pagamento que tenham o interesse em oferecer o serviço aos seus clientes.

Funcionando 24 horas por dia, 7 dias por semana, sem interrupção, essa estrutura garante agilidade, tecnologia e segurança. Claro que tem suas questões e obrigatoriedades. Não é qualquer valor que você consegue transferir via PIX. Pensando na segurança, cada provedor de conta estabelece um limite de valor para transferências.

E sobre o cadastro? Como se faz?
Como já adiantamos, o PIX tem como fundamento a praticidade e isso também é refletido na forma de se cadastras. Você tem conta corrente ou conta de pagamento? Ela tem a função de receber e fazer transferência? A instituição é homologada e participante do PIX? Então, você pode se cadastrar.


Como isso acontece? A instituição vai atuar como se fosse um fornecedor ou provedor de serviços de pagamento no Pix e, assim, ela pode assumir a função de instituição de pagamento como credenciadora ou carteira digital, cooperativa de crédito, banco, ou outra organização financeira.

E o tempo para iniciar o uso? Qual é?
É instantâneo. Isso mesmo, assim que o usuário finaliza o cadastro, ele já consegue definir suas chaves PIX, na mesma hora.
Sabemos que termos financeiros podem não ser tão claros para a grande maioria da população, por isso vamos explicar o que são essas chaves. Pense em atalhos, é isso que elas são, verdadeiros atalhos para identificar a sua conta no sistema. Assim, você garante a rapideze a segurança da transação. Além de pouca burocracia, já que não vai precisar informar todos os seus dados para transferir ou receber dinheiro.

É importante levantar que existe um limite de chaves, para pessoas jurídicas o número chega até 20 chaves PIX e para pessoas físicas a disponibilidade é de até 4 chaves cadastradas. As chaves são:

  • CPF/CNPJ
  • Telefone
  • E-mail
  • Chave aleatória

Fiz o cadastro e agora, como faço os pagamentos via PIX?
Existem algumas formas para se realizar transferências no PIX e para te ajudar, trazemos algumas dessas soluções para você:

Manualmente
A mais usada, a mais simples e a mais buscada pela maioria das pessoas físicas é a forma manual. Você vai abrir a área do PIX no seu aplicativo, vai digitar o valor da transferência e a chave PIX de quem irá receber. Você também pode escolher digitar os dados da conta de destino. Feito isso, finaliza a operação e em segundos o dinheiro chega ao destinatário.

QR Code
Se a forma manual é a mais utilizada pelas pessoas físicas, lojistas e prestadores de serviços adotam o QR Code como o meio de cobrança. Útil, dinâmico e extremamente simples. Você abre o aplicativo e faz a leitura do QR Code através da câmera do seu celular. Na mesma hora os dados de quem irá receber são reconhecidos e pronto. Pagamento feito. Não há necessidade nem de digitar chave, afinal o QR Code faz essa substituição e leitura.

Iniciador de pagamentos
Antes de falar sobre essa modalidade, vamos explicar o que ela significa. O Iniciador de pagamento (ITP) foi implementado junto ao plano do Open Banking, que tem previsão de ser finalizado no final de 2022. Essa tendência está crescendo pois diminui as etapas de pagamento de 7 para 3. Para quem precisa de rapidez, como lojistas e o e-commerce em geral, essa é uma ótima notícia.
A medida reduz etapas principalmente quando se trata de redes sociais, e-commerce e plataformas digitais. Assim, a funcionalidade é feita por aproximação em celulares que possuam a tecnologia NFC.

 

Meu amigo tão tem PIX, consigo transferir para ele via PIX?
Seria mais fácil se ele tivesse? Sim. Mas não é uma obrigatoriedade. A experiência seria mais simples, mas se ele não tem uma chave, mesmo assim ele pode receber e fazer transferências no PIX. A única obrigatoriedade é que tanto o pagador quanto o recebedor tenham conta em instituições que participem do sistema PIX.

 

432161-1000x500-27


Tem que pagar?
Se você é pessoa física a resposta é não. O PIX é 100% gratuito para pessoa natural. Mas isso muda de figura quando falamos de pessoa jurídica. Se o titular for empresa, pode sim existir uma cobrança, mas esse é um critério do banco em questão. Porém já existem diversas instituições que não cobram, que oferecem PIX 100% gratuito inclusive para o empreendedor.


Se você é MEI (Microempreendedores individuais) tem o benefício de até 30 transferências Pix gratuitas por mês.


Ainda me sinto inseguro. É mesmo confiável?
Tudo o que é novo gera insegurança, normal. Mas o PIX ele tem o respaldo do Banco Central do Brasil, que garante e assegura os dados dos usuários PIX pela Lei do Sigilo Bancário e, também, pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Além disso, reforçamos que todas as transações via PIX são criptografadas e passam pela mesma verificação de segurança e autenticação de todas as outras, como TED e DOC, por exemplo.


Sabemos que golpes existem e por isso é preciso ficar sempre alerta. Uma dica é conferir o nome de quem você está transferindo/pagando. Revise os dados, confira nomes, e jamais faça PIX sem estar confiante de que os dados estão corretos.


Fique atento a golpes em redes sociais, principalmente o whatsapp. Muitos golpistas clonam sua conta dessas redes e fingem ser outra pessoa da sua lista de contatos. Por isso, atenção sempre.


Posso fazer quantas transações? Existe um limite?
Não. Não há limite para isso. Você pode fazer quantas transações durante o dia. O que pode acontecer é que alguns provedores definam um limite de segurança, mas relacionado ao valor.
Ou seja, você pode transferir e receber ilimitadamente, mas em algumas situações pode ter um limite com um valor máximo para transferir, seja por transação ou por dia. Fique atento: em algumas situações, existe um limite de uso para o PIX após às 20h.