Skip to content

O que é open banking e como ele funciona para empresas

O Blog Letsbank traz explicadinho como essa modalidade funciona e como pode impactar no seu negócio 

Muito se fala sobre Open Banking, Open Finance e ERP. Mas você sabe exatamente o que é e como funciona? Hoje, trazemos em nosso blog tudo o que você precisa saber sobre o Open Banking, como ele pode beneficiar a sua empresa e o que ele impacta no negócio e na vida do MEI, ME, EPP e PME. 

 

No Blog Letsbank, você encontra diversas informações sobre sistema bancário, negócios e tudo o que envolve o mundo do empreendedor. Depois que terminar essa leitura, navegue pelo nosso site e se informe! 

Afinal, o que significa Open Banking? 

Vamos tentar explicar de uma forma bem didática. Quando você abria uma conta em um banco, antigamente, tudo ligado à sua vida financeira estava atrelado àquele banco. O Open Banking revoluciona esse cenário e acaba com a fidelização. Ele permite o compartilhamento de produtos, dados e serviços bancários e financeiros. O benefício? Mais concorrência, melhores taxas e condições e uma liberdade maior. Com o Open Banking, as informações não ficam presas em um banco, elas ficam abertas às instituições financeiras autorizadas pelo Banco Central do Brasil.  

No início, os grandes bancos foram resistentes, porém o avanço chegou e eles precisaram ceder ao Open Banking. Nomes como Itaú, Bradesco, Caixa Econômica, Santander e Banco do Brasil tiveram que aderir e, hoje, estão inseridos no meio. Fora isso, temos as fintechs e instituições não tão grandes e que estão inseridas no Open Banking.  

Foram várias fases de implementação do modelo que hoje é realidade e traz diversos benefícios para empreendedores, sejam eles grandes, pequenos ou micros. Vamos detalhar as fases agora, assim você pode ficar sintonizado ao que está acontecendo no mercado. 

 

Compartilhamento de dados das instituições 

O primeiro passo para a implementação do Open Banking foi o compartilhamento dos dados de quem faz acontecer, as instituições financeiras. Dados como serviços, canais de atendimentos e produtos passaram a fazer parte de uma integração e estão disponíveis para consultas. Mas como adiantamos, apenas por instituições autorizadas.  

No segundo momento, os dados dos clientes também são liberados. 

Após os dados das instituições, chegamos aos clientes. Quem quer, pode fazer o compartilhamento voluntário dos próprios dados do sistema financeiro. Quando falamos de Open Banking sobre e para empresas, as informações úteis são diversas, como, por exemplo, o faturamento, a sede, o histórico de transações e os dados cadastrais.  

 

Serviços bancários e Produtos 

Uma grande vantagem é o fato de o Open Banking abrir a possibilidade de compartilhar crédito, transferências, pagamentos de boleto, consultas de extrato, PIX, enfim, diversos produtos e serviços financeiros.  

Como isso é vantajoso? Simples. Você não fica atrelado à uma só instituição, podendo receber propostas de outros bancos e fintechs e, assim, escolher o que mais encaixa na sua vida financeira. 

 

A vez dos produtos financeiros 

No último momento, encontramos os serviços externos, não atrelados ao sistema bancário, mas que agora poderão ser adaptados. Exemplos? Recuperação de dívidas, câmbio, seguros, plataformas de investimento, previdência e muito mais. É por este motivo que já se fala em Open Finance e, não apenas Open Banking, pois o que estamos falando é de um sistema financeiro completamente aberto e não apenas dos serviços de banking.  

 

Benefícios e Vantagens 

Quando falamos de serviços financeiros e bancários acabamos nos remetendo ao que acontecia anos atrás. Um banco para vida toda, reclamações das filas, das taxas e dos serviços limitantes. Hoje, com o Open Banking, temos infinitas possibilidades, afinal, você pode ter seguro de um banco, conta corrente de outro.  

Essa liberdade provoca os bancos e fintechs e eles acabam precisando se movimentar para competir com a concorrência. Com isso, temos um maior controle da vida financeira, podemos escolher melhor os produtos e serviços, o crédito fica mais fácil e barato, possibilita novos modelos de negócios, além de oferecer uma transparência no relacionamento tanto entre os clientes, como entre as instituições.  

 

E para o empreendedor, existem vantagens? 

Muitas! O Open Banking liberta e isso é um fato. Para o empreendedor isso fica ainda mais evidente, afinal, ele pode escolher quais parceiros estarão ao seu lado no negócio. Outro ponto é a concorrência, ela implica em condições mais atrativas para acessar serviços e produtos. 

É importante reforçar que algumas fintechs possuem produtos voltados para o PME, MEI, EPP, ME e MEI. Sem restrições, ou com bem menos, o empreendedor se abre para novas oportunidades e ofertas, sem ficar preso a uma conta PJ. Antes do Open Banking, o empreendedor estava restrito às vantagens oferecidas pelos bancos em que ele tinha conta PJ, hoje, ele pode acessar os dados para fazer ofertas.  

 

E como garantir a segurança da minha empresa e dos meus dados? 

Através das APIs – Application Programming Interface (Interface de Programação de Aplicações). Através de uma plataforma que é disponibilizada pelo Banco Central, os produtos, dados e serviços ficam compartilhados e isso dá acesso para que instituições desenvolvam serviços que conversem com as soluções financeiras de forma integrada, tudo via software ou aplicativo, garantindo assim a segurança.  

As possibilidades são muitas como: transferências, pagamentos, marketplace de crédito, pagamento em redes sociais, comparar tarifas, apps de aconselhamento financeiro e muito mais.  

 

O Letsbank é Open Banking?

Sim! Nascemos 100% Open Banking.

Somos um banco digital dedicado 100% ao empreendedor (PME), que nasceu com DNA de empreendedorismo e inovação. Combinamos a segurança de um banco regulado pelo Banco Central, com a agilidade de uma fintech.

Atuamos no formato de Banking as a Service (BaaS) e, através das nossas APIs, disponibilizamos todas nossas soluções bancárias para PJ’s, por meio de nossos parceiros.

Em nosso portifólio, oferecemos produtos transacionais, como extrato, PIX, TED e boletos, e produtos de crédito, como Capital de Giro Clean e antecipação de recebíveis de cartão. Tudo, pensado para ajudar de verdade as pequenas e médias empresas do Brasil.

Falamos a mesma língua de quem é empreendedor e nos orgulhamos de ser um banco 100% pensado para este público. Conhecemos as dores de quem faz diferente, de quem não se acomoda, busca crescer e se desenvolver.

Chegamos para transformar a relação que os nossos clientes têm com os bancos!