Skip to content

O que é Banking as a Service [BaaS]?

Entenda como funciona a tecnologia, cujo objetivo é permitir que qualquer empresa, sem a necessidade de ser um banco, ofereça serviços financeiros digitais para seus clientes

Com as constantes evoluções tecnológicas e mudanças nas necessidades e comportamentos do consumidor, diferentes palavras estão surgindo no dia a dia do empreendedor. Hoje, é a vez de falarmos sobre uma delas: Banking as a Service [BaaS]. 

 

O que é? 

Traduzindo para o português, BaaS significa Banco como Serviço. Nada mais é que um processo digital que permite que empresas ofereçam serviços financeiros para os seus consumidores, mesmo não sendo um banco ou instituição financeira. 

Assim, em busca de oferecer uma experiência cada vez mais completa, empresas de diversos ramos utilizam o BaaS para simplificar o acesso de seus clientes à serviços como: cartões, empréstimos, pagamentos e contas digitais. 

 

Como funciona? 

Por ser um mecanismo digital que integra serviços, diferentes plataformas conseguem comunicar-se entre si de ponta a ponta. No Baas, as APIs (em português, Interface de Programação de Aplicação) têm a importante função de conectar a instituição financeira (geralmente fintechs) à empresa que quer oferecer serviços bancários aos seus clientes. 

Dessa forma, o cliente final não tem necessariamente um contato direto com a intermediadora das operações, mas consegue acessar direto do aplicativo ou sistema da empresa que já utiliza os serviços, produtos como: cartões, pagamentos, transferências e muitos outros. 

 

As vantagens do BaaS para o seu negócio 

 

Gerar maior valor 

Negócios que optam por utilizar o modelo BaaS em seus serviços se destacam para o consumidor. Afinal, ele não precisa de instituições tradicionais que não se adequam ao seu perfil para conseguir utilizar produtos financeiros. 

 

Atrair e fidelizar clientes 

Você possui a base de dados do seu cliente e, com isso, entende muito melhor sobre o perfil que atende. Além de oferecer serviços financeiros como: emissão de boletos bancários, cartão de crédito e débito, empréstimos, transações, conta digital direto da sua plataforma de forma simples e facilitada, você também consegue utilizar serviços personalizados que se encaixam melhor para ele. 

 

Facilidade e Praticidade 

A tecnologia torna as soluções financeiros mais práticas, ágeis e acessíveis. Com as APIs, o processo de ponta a ponta acontece em poucos segundos, então, a experiência do seu consumidor em utilizar serviços finaceiros, junto com o seu produto, se torna um diferencial frente ao mercado. 

 

O Letsbank veio para agregar no seu negócio! 

Com agilidade de fintech, o Letsbank utiliza o modelo Open Banking para trazer um diferencial para todos os serviços dos nossos parceiros. Transformamos o modo que a gestão financeira é feita para algo ágil, rápido e seguro através das integrações bancárias.

Por aqui, trabalhamos o melhor do nosso banco para organizar as informações necessárias para gestar seu financeiro em um lugar só, assim nos tornamos o parceiro ideal para o nosso parceiro que conseguirá oferecer melhor dos serviços bancários para o seu cliente. 

Conheça nossos serviços e aumente as possibilidades do seu negócio! 

 

Vem pro Letsbank!

 

Conheceu mais sobre BaaS? Acompanhe nosso blog, redes sociais e confira mais dicas sobre soluções para o seu negócio, mercado financeiro e empreendedorismo.