Skip to content

Guia sobre Antecipação de Recebíveis:

Saiba o que é a Antecipação de Recebíveis com este conteúdo que preparamos especialmente para você, e como esta linha de crédito pode te ajudar a concluir as demandas de curto prazo da sua empresa.

O que é a Antecipação de Recebíveis?

A antecipação se trata de uma linha de crédito que atende às pessoas jurídicas, ou seja, empresas. Ao solicitar uma antecipação de recebíveis ou antecipação de duplicatas, o dono do negócio recebe o valor à vista pelas vendas feitas a prazo, até mesmo antes que o cliente tenha realizado o pagamento de uma parcela sequer. Ficou complicado? Nós vamos te explicar.

Ao fazer a venda de um produto ou serviço com o pagamento realizado através do cartão de crédito, por exemplo, o empreendedor pode demorar alguns dias ou até meses para receber o valor total da venda. Ao solicitar a antecipação de recebíveis, o dinheiro cai na conta corrente, em um período de tempo muito mais curto.

É importante lembrar que a instituição financeira assume o risco de que o comprador deixe de pagar a empresa que solicitou o crédito, por conta disso, as instituições que concedem este tipo de crédito cobram alguns juros para se protegerem, caso uma situação assim venha a acontecer.


Como funciona a antecipação?

A antecipação de recebíveis acontece quando o empreendedor deseja receber o valor integral de uma venda que foi realizada a prazo. Ao decidir solicitar este valor, é preciso contatar a instituição financeira de interesse para dar início ao processo.

Tenha em mente que é preciso verificar as condições existentes no mercado, como mencionamos anteriormente, cada instituição possui suas taxas e prazos para que o dinheiro seja liberado em conta.

A partir de então é preciso decidir quais as notas fiscais que serão escolhidas para serem antecipadas. Um ponto importante a ser destacado é: quanto maior o prazo, maiores são as taxas aplicadas, tornando a esta opção de crédito mais interessante para demandas que precisam ser resolvidas em um prazo curto.

As organizações financeiras mais tradicionais costumam ser mais burocráticas durante a análise de crédito, nesse sentido, as fintechs, como o Letsbank, costumam sair na frente quando o assunto é a liberação do crédito solicitado com as menores taxas disponíveis. De qualquer forma, é interessante que você negocie diretamente com a instituição para conseguir números mais atrativos.

 

A vantagem da antecipação de recebíveis sobre o empréstimo:

Esta é uma das linhas de crédito mais vantajosas para os empresários pois possui juros menores que os praticados na hora de solicitar um empréstimo. Mas por que isso acontece?

Existe diferença entre a antecipação de recebíveis e os conhecidos empréstimos. Isso porque quando o dono de um negócio busca por um empréstimo, ele está buscando por um dinheiro que de fato não é seu, pertence à instituição.

Já com a antecipação de recebíveis a situação muda e figura: o empresário não possui o dinheiro no momento, mas é de conhecimento da instituição que este valor irá chegar – a venda do produto ou serviço deste empresário já foi feita -, isso significa que o risco de pagamento é menor que risco atrelado ao empréstimo. Com risco menores, as organizações financeiras podem aplicar taxas menores.

No fim, esta linha de crédito é boa para as duas partes envolvidas: o empresário tem a oportunidade de garantir o seu dinheiro por meio de uma linha de crédito mais barata e a instituição pode completar a operação com maior garantia de que a dívida vai ser quitada.


Tipos de recebíveis que podem ser antecipados:

Cada instituição financeira possui em seu catálogo de serviços, quais os recebíveis aptos para serem realizados a antecipação. Busque realizar uma conversa com o representante da instituição a fim de conferir quais as opções oferecidas para você.
Aqui, nós vamos citar os mais conhecidos:

Recebíveis de Cartão de Crédito:
Os cartões de crédito são um dos métodos mais utilizados pelo brasileiro no ato de sua compra. Antecipando este tipo de recebível, você recebe à vista o valor pago pelos seus clientes através do cartão de crédito.

Antecipação de Cheques pré-datados:
Você que recebe pagamentos realizados através de cheques também pode antecipar o recebimento do valor em um prazo bem menor do que seria descontado, que podem ser concluídos depois de meses.

Antecipação de Duplicatas:
As duplicatas são títulos de crédito que comprovam a compra de um produto ou serviço e a promessa de que a dívida será quitada dentro de um prazo, temos os carnês e crediários como exemplo. As duplicatas são emitidas pelas empresas e assinadas pelo comprador. A antecipação deste recebível, permite que o empresário possa adiantar o valor a ser recebido, combinado através do documento.

 

Quando devo pedir pela antecipação de recebíveis?

Agora que você chegou até aqui, já sabe o que é esta modalidade e as vantagens ao solicitá-la, nós vamos te mostrar em quais situações este tipo de linha de crédito pode ajudar a sua empresa.

Aumentar o capital de giro:
Ter o capital de giro é fundamental para o funcionamento do seu negócio. Com ele é realizado o pagamento de dívidas - sejam elas feitas com fornecedores, na compra de mercadoria ou matéria-prima -, o pagamento dos salários de seus funcionários e influencia até mesmo na possibilidade de oferecer crédito ao seu cliente. A antecipação de recebíveis se torna uma saída para lidar com aqueles custos inesperados que podem, até mesmo, exigir um pagamento prévio.

Equilibrar o fluxo de caixa:
Em alguns momentos, a quantidade de dinheiro que sai de uma empresa pode estar sendo maior do que entra e isso não é bom. É importante equilibrar o fluxo de caixa para que todos os custos operacionais sejam quitados em dia. A antecipação de recebíveis pode ser uma boa estratégia para que o seu fluxo de caixa permaneça positivo.

Pequenos investimentos:
Se bem planejada a antecipação de recebíveis pode ser uma opção para realizar pequenos investimentos que mantêm sua empresa crescendo. Seja para a compra de equipamentos ou alteração na fachada da sua loja, essa linha de crédito pode vir a ser uma ótima ideia.

 

Dicas dos especialistas Letsbank:

Agora você já está por dentro do que são as antecipações de recebíveis, como contratá-las e quando é o melhor momento para você decidir contar com este crédito. Para fechar com chave de ouro, nossos especialistas vão reforçar os pontos que é interessante você conferir para que sua contratação seja um sucesso.

  • Mais vantagens para as duas partes:
    Como o valor que você irá receber pelo serviço ou produto de sua empresa já foi combinado, os riscos de inadimplência que a sua empresa poderia oferecer à instituição financeira é quase nulo. Com isso, você, que é dono de uma pequena ou média empresa tem o benefício de conseguir dinheiro com menos juros.

  • Agilidade na contratação:
    Por ter que lidar com riscos menores, as análises de crédito podem ser concluídas em menor tempo. E para você que já é um cliente Letsbank, com a participação de nossos
    parceiros, a quantia é liberada para você na hora e com poucos cliques! Isso mesmo: pediu, caiu na conta.

Como você viu, solicitar a antecipação de recebíveis é mais simples do que se imagina, sendo uma boa opção para pequenas e médias empresas para aquelas situações de aperto. Mantenha o planejamento de sua empresa em dia e aproveite esta linha de crédito como um recurso estratégico que evita a sua empresa de se endividar.