Skip to content

Conta em banco 100% digital é segura?

Os bancos digitais a cada dia ganham mais força nas escolhas dos brasileiros, com serviços disponíveis em qualquer dia e horário, sem custos de abertura e manutenção, zero papéis, taxas menores são alguns dos benefícios que ganham cada vez mais clientes.   

A segurança das suas informações, rendimentos e dados é uma questão que ainda habita nos empreendedores que buscam migrar para o sistema 100% digital. Durante muito tempo os bancos tradicionais foram considerados os mais seguros para depositar seus ganhos, afinal não é nada amigável ver sua poupança de anos ou mesmo o lucro da sua empresa indo embora sem mais nem menos.  

Será que minha conta digital é segura? Essa dúvida será respondida agora e você não terá motivos para se preocupar. 
 

Bancos digitais: o que são?  

Bancos digitais, ou fintechs, chegaram com a possibilidade de obtermos serviços bancárias ágeis e com baixo custo para seus clientes. Como o próprio nome diz, utilizam da tecnologia para realizar as operações e não precisam de agência física para funcionar.  

Como as instituições tradicionais, você tem abertura de conta corrente, paga contas, realiza transferências, tem um cartão de crédito e muito mais. Sendo assim, a diferença entre os bancos digitais e bancos tradicionais, é que desde abertura até o encerramento da conta é feito direto do seu celular, computador ou outro dispositivo.  

 

Bancos digitais são seguros?  

O Banco Central do Brasil (BACEN), é a instituição federal responsável pela fiscalização, regulamentação e funcionamento adequado do mercado financeiro brasileiro. Alguns exemplos de ações que acontecem por lá: determinação e controle de tarifas bancárias, garantia de estabilidade da moeda em circulação no País e proteção do poder de compra.   

Do mesmo modo que grandes bancos, as fintechs também são reguladas e fiscalizadas pelo BACEN. Assim, aqui no Letsbank, somos regulamentados pela resolução CMN Nº 4.893 quanto às questões de segurança da informação, seguindo todas as normas e políticas referentes ao processamento e armazenamento de dados e de computação em nuvem. 

Além disso, em 14 de agosto de 2018, foi sancionada a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) no Brasil - Nº 13.709, com o avanço do uso da internet no Brasil. Dessa maneira, como uma instituição financeira digital, seguimos todas as diretrizes da LGPD no que tange a garantia de segurança dos dados pessoais utilizados e fornecidos nas redes por nossos clientes e parceiros.  

Métodos de segurança utilizados por bancos digitais

  • Criptografia
    É uma codificação da mensagem ou informação localizada na base de dados do banco, sendo assim mesmo que interceptada a sua leitura e compreensão é dificultada através desse recurso.  
  • Cartão Virtual
    Mesmo que seu banco utilize metodologias de segurança, fazer compras pela internet é a nova escolha dos consumidores e nem todo site é confiável. Por isso, ter um cartão virtual é indispensável para não ter dores de cabeça com o seu cartão físico. O cartão físico leva alguns dias para ficar pronto e chegar na sua casa, caso seja bloqueado e os cartões virtuais costumam mudar código de segurança e numerações para garantir tranquilidade aos seus clientes.  
  • Tokens
    É uma etapa de segurança utilizado para validação dentro de apps e internet banking. Um código é enviado para seu telefone e e-mail pessoal ou através de senha para continuidade de operações que envolvem suas informações, conta bancária e até valores.   
  • Autenticação por selfie ou digital
    Através dessa etapa após o envio da documentação, além de verificar se é você mesmo o solicitante também é permitido somente ao titular acesso a conta e informações presentes nela.  

 

Fique atento aos links que acessa na web  

O termo phishing é semelhante a palavra em inglês fishing, que significa “pescar”, e isso na prática quer dizer que, a pessoa que prática esse crime cibernético “pesca” informações e dados dos usuários através de informações e dados falsos que não são reais, mas são muito atrativos.   

Eles lançam “iscas” para os usuários e assim conseguem o que precisam para aplicar golpes, muitas vezes consumidores comuns são contatados através de e-mails, SMS, WhatsApp e solicitam dados bancários, do cartão de crédito e outras informações e ao recebe-lás, invadem a conta e cartão de crédito dessas pessoas e realizam transações financeiras.  

 

Como reconhecer o Phishing  

Abaixo separamos algumas informações que podem ajudá-lo a não cair nesse golpe.  

  1. Ameaças  
    “O seu serviço será suspenso se”, “sua conta foi bloqueada, verifique clicando aqui” são uma das formas de abordagem desses criminosos. Com frases de efeito, buscam encurralar o consumidor com prazos curtos para resolução do “problema”. Antes de realizar a operação solicitada, verifique diretamente por um canal oficial da instituição citada.   

  2. Links externos  
    Alguns e-mails ou mensagens são acompanhadas de links externos que ao clicar, possibilita a violação das suas informações pessoais. Duas opções para verificar a procedência do link que te direcionam para outro site, são: 

    - Antes de clicar, leia o site atentamente pois, são usados domínios muito parecidos com os originais da empresa que estão fingindo ser.
     
  3. Arquivos   
    Caso receba e-mail com remetente desconhecidos e/ou suspeitos, se atente quanto aos anexos enviados nessa mensagem. Comprovantes de transações, multas e propostas de trabalho são utilizados para induzir o clique no link que contém vírus que roubam dados.  

  4. Prêmios  
    Você foi o grande sorteado para uma viagem, ganhou um prêmio em dinheiro, carros e eletrônicos e não se lembra de ter se inscrito nesse sorteio? Fique atento! Campanhas devem ser verificadas diretamente na empresa utilizada como fornecedora antes do clique para “garantir o seu”.
     

No Letsbank suas informações são nossa prioridade  

No Letsbank além de aprovados pelo BACEN, um dos nossos pilares é a tecnologia. Com ela, integramos nossas funcionalidades dentro de sistemas parceiros que possuem ERPs, ecossistemas digitais ou softwares de gestão para empresas.  

Para nós, é fundamental proporcionar um ambiente controlado e seguro para nossos clientes abrirem suas contas e, por isso, prezamos pela conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados, principalmente em relação à transparência, segurança e finalidade. Para nossos parceiros e clientes, fazemos o controle de acesso por tokens, utilizamos criptografia de ponta a ponta e certificados de autenticidade.

 

Conheça o melhor banco digital para a sua empresa! 

 

Conheceu mais sobre a segurança de contas digitais? Acompanhe nosso blog, siga a gente nas redes sociais e continue por dentro dos principais assuntos do mercado financeiro. 🚀