Skip to content

Conheça mais sobre ERPs e modelos de gestão digitais

Com a Era Digital em alta e provocando a necessidade de adaptação dos empreendedores, o ERP é mais do que um simples sistema de gestão, é uma nova ideia de administração, organização e gestão de recursos do negócio.  

Do inglês, Enterprise Resource Planning, o sistema ERP traduzido significa “Planejamento dos Recursos da Empresa”. Tornando processos, operações e necessidades rotineiras do seu negócio mais ágeis e eficientes por conta da automatização de funções e afazeres. Essa novidade tomou conta do mercado, e apontou para o empreendedor a importância em aderir a tecnologia à sua empresa.  

  

O que são os ERPs?  

São softwares de gestão, programas com finalidade corporativa, que reúnem suas informações, facilitando o acesso e processos que a envolvem em um só lugar. É um sistema, que auxilia a assertividade na tomada de decisão do seu negócio se torna mais fácil, organizada por conta da integração e gerenciamento de dados reunidos em um só lugar.  

Com ele, operações como: Faturamento e balanço contábil, compras e fluxo da caixa, vendas, notas fiscais, impostos, inventários e muitos mais, tornam-se mais integrados e assim, as operações burocráticas diárias da sua empresa e facilitam a sua gestão estratégica.  

  

Quais os benefícios do ERPs?  

Administrar um negócio não é uma tarefa simples, por isso apresentamos o que você precisa saber sobre as vantagens das soluções do ERP e impacto no seu negócio. Antes de tudo, entender os resultados positivos proporcionados por uma boa organização.  

  

Redução de Custos e Riscos  

Reunir informações manualmente de diversas áreas com rapidez e reduzir custos operacionais é um grande desafio, certo? Com acesso rápido as informações principais da sua empresa, você já avança na competição do mercado. Dentro do ERP, você tem visão o cenário organizacional, e com isso, a análise dos riscos e processos acontecem de forma dinâmica e real.  

Você e seu time, de forma rápida conseguem identificar e diagnosticar medidas para diminuir custos com matéria prima, e desenvolver ações para aumentar sua eficácia e receita para continuar as operações.  

Dessa forma, perdas de oportunidades e despesas são evitadas.  

  

Acompanhamento de Vendas e Estoque  

A equipe de vendas e o setor de estoque, são impactantes para saúde do negócio. Acompanhar, monitorar os níveis necessários de conversões e níveis de produtos necessários são tarefas de rotina de toda empresa, com o ERP voocê faz tudo isso de um lugar só. Você pode criar avisos para os colaboradores que cuidam desse setor quando os produtos mais vendidos estiverem em baixa no estoque, identifica códigos de produto, quantidade para vendas, visualizar os produtos com mais e menos saídas e etc.   

Assim, sua empresa aumenta o foco em processos, adquiri maior planejamento estratégico e consegue evitar crises de negociação e venda.  

  

Segurança e Transparência  

Manter todos os times informados é bem complexo conforme o tamanho da sua empresa. Com o ERP, seu negócio terá uma base centralizada dos dados e assim a transparência nos processos e informações, são equalizados por todas as suas áreas de forma simples e intuitiva dando espaço para cada vez mais ter uma gestão com foco estratégico. Além de, contar com um programa que possui sistemas de segurança de consistentes em seu banco de dados de ponta a ponta.  

  

Automação e Integração  

Você já deve ter percebido que essas palavras são bastantes utilizadas quando nos referimentos a essa forma de gestão. A automação ajuda a reduzir o tempo que seus colaboradores precisam para desempenhar tarefas geralmente burocráticas e repetitivas, muitos ERPs utilizam inteligência artificial e com isso a padronização e estruturas simplificadas são incorporadas na rotina dos colaboradores trazendo maior produtividade em outras necessidades do negócio.  

O Excel é até hoje o melhor amigo de muitos, planilhas dinâmicas, gráficos que ali são gerados trazem a sensação do ápice da tecnologia e agilidade dos dados. Porém, mantê-lo atualizado enquanto os dias mudam e a empresa cresce não é nada fácil. Os ERPs, por contar como principal ferramenta os sistemas integrados, tornam realidade o desejo de todo gestor de acompanhar diversos setores de forma mais flexível e hábil, além disso tornam simples e eficiente a comunicação e ações para todos os que compõe a empresa.  

Apesar de parecer não ser tão mensurável esse benefício, os resultados do uso do ERP acabam auxiliando e muito nas atividades administrativas e na gestão empresarial. Assim, os recursos humanos utilizados são melhores alocados, novos desafios para seus colaboradores geram maior motivação, desempenho e eficiência nos processos. Quer benefício melhor do que ter diferenciais entre a concorrência e se destacar em níveis competitivos?  

  

Funcionalidades oferecidas  

  • Emissão de boletos, notas fiscais eletrônicas de produtos e serviços  
  • Gerenciamento de compras, vendas e estoque  
  • Gerenciamento de produção e processos  
  • Cadastro de clientes e fornecedores  
  • Gestão administrativa e RH  
  • Cálculos tributários  
  • PDV online  

Por que utilizar um ERP? E como escolher o melhor para o meu negócio?  

Micros, pequenas, médias e grandes empresas possuem necessidades diferentes em sua gestão. Por isso, as plataformas que ofertam sistemas ERPs possuem planos e pacotes diferenciados conforme a sua necessidade. Mas, não duvide: ele vai ser um ótimo aliado independente da categoria do seu negócio.  

Assim que decidir implementar essa nova forma de gestão no seu negócio, detalhes importantes auxiliam para diferenciar o que é melhor para o seu negócio dentre as ofertas existentes. Confira algumas dicas:  

  • Analise e avalie o momento da sua empresa e sua estrutura empresarial  
  • Observe as possibilidades e serviços dos ERPs e seu orçamento para investir  
  • Defina quais suas necessidades e qual estratégia para alcance dos objetivos 
  • Mapeie carteira de clientes, processos e atividades que influenciam nas suas tarefas 
  • Complexidade e tempo para implantação do ERP  

Seguindo essas dicas, ao final você conseguirá definir qual ERP atende suas necessidades e que vai agregar maior valor ao seu negócio.   

  

Sistema ERP e serviços bancários integrados? Agora você tem!  

Você pode conferir nesse artigo quanto um sistema de gestão pode contribuir no seu dia a dia corporativo e pensou que se juntasse ele com um banco seria melhor ainda! E é aqui que o Letsbank entra como parceiro do seu negócio também. Com serviços bancários completos, você pode efetuar suas operações diretos do seu ERP, em poucos cliques e acompanhar de forma integrada sua realidade financeira e se prevenir de possíveis dificuldades.  

Emita boletos, faça transferências, acesse linhas de crédito exclusivas para alavancar seu negócio e pare de se preocupar com tempo, taxas e papéis!  

Conheça nossos parceiros e transforme seu negócio, aqui as possibilidades de crescimento estão há poucos cliques de você.   

 

Vem pro Letsbank!

 

Gostou desse artigo? Acompanhe nosso blog, redes sociais e confira mais dicas sobre soluções para o seu negócio, mercado financeiro e empreendedorismo.