Skip to content

Conheça as linhas de crédito para PMEs

Com a pandemia do COVID-19, o empreendedor precisou recorrer a recursos adicionais para conseguir manter o seu negócio. Porém, em período de retomada, o mercado segue instável e os desafios acontecendo. Por isso, trouxemos um conteúdo exclusivo sobre as opções de crédito disponíveis para você se manter competitivo.  

O  pós-pandemia do PME brasileiro está sendo repleto de desafios: se recuperar, se organizar e criar novas oportunidades financeiras. No entanto, como ter um respiro para voltar a impulsionar o negócio? Recorrer às linhas de crédito, sem dúvidas, é a solução mais viável e estratégica para essa missão. Para ajudar, você, empreendedor, separamos aqui as opções disponíveis no mercado. Venha com a gente e descubra qual é a ideal para você! 

 

Antecipação de recebíveis  

O que é?  

Como o próprio nome diz, você antecipa o recebimento das suas vendas a prazo e, assim, pode utilizar agora o dinheiro que só receberia depois. Então, aquela compra parcelada em 3x pelo seu cliente, será recebida em pouco tempo e no seu valor total.  

Quais as vantagens?  

A taxa de juros costuma ser baixa perto do que se é cobrado em limites do cheque especial, por exemplo. Como o dinheiro antecipado já é de uma venda realizada, as chances de inadimplência é bem menor.  

Linha de Crédito Letsbank: Antecipação de recebíveis  

Para ajudar o seu negócio quando a liquidez diminui, você conta com essa modalidade fácil e sem riscos de prolongar alguma dívida.  

No Letsbank, sua antecipação cai em poucos minutos na sua conta corrente. É você quem decide quanto quer receber e as taxas também são pensadas na saúde financeira e gestão do seu negócio.  

 

Crédito Clean 

O que é?  

O crédito clean, é aquele que você não precisa declarar algum bem patrimonial PF ou PJ como garantia para obter o empréstimo. 

Qual a vantagem? 

Você não põe em risco o seu bem patrimonial para receber o valor necessário para sua empresa. 

Modalidade de Crédito: Clean 

Essa modalidade é voltada para as empresas que necessitam capital e não possuem garantias reais para aval do seu crédito. Nesse caso, a garantia é feita através do “Avalista”, que é a pessoa que se responsabiliza pela transação financeira. 

Aqui no Letsbank, todos os nossos créditos são feitos de forma “clean” e ele é rápido, fácil e seguro para ambas as partes. Sua análise sai em poucos minutos direto no seu celular ou computador. 

  

Capital de giro  

O que é?  

É um recurso necessário para que sua empresa continue funcionando. Trata-se de uma margem positiva da sua receita para que o seu negócio “gire” - por isso, o nome e está ligado ao seu fluxo de caixa. 

Por que é tão importante?  

Ter um bom capital de giro é sinal que sua empresa possui boa saúde financeira e garante a continuidade do seu negócio, enquanto os ganhos acontecem de forma gradual.  

Este recurso também proporciona benefícios como:  

  • Possibilidade de vendas a prazo  
  • Pagamentos de fornecedores, impostos, salários e demais compromissos  
  • Estoques de acordo com suas demandas  

Como calcular?  

Para saber o capital de giro da sua empresa, faça o seguinte cálculo:  

  • Contas a receber + valor em estoque  
  • Contas a pagar + compromissos e obrigações financeiras/tributárias  
  • Subtraia o primeiro resultado pelo segundo e esse será seu capital de giro  

Linha de Crédito Letsbank: Capital de giro  

Nesta modalidade, a taxa de juros geralmente é a mais vantajosa para os PMEs, especialmente, quando subsidiada por uma fintech. Além dos valores mais atrativos e exclusivos para cada empreendedor, a disponibilização do crédito necessário acontece de forma rápida, 100% digital e em poucos cliques - sem burocracia.  

Com o Letsbank, você tem a resposta da sua análise em poucos minutos e já confere todas as condições da proposta direto do seu computador ou celular.  

 

Linhas especiais BNDES  

O BNDES, Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social, ajuda pequenas e médias empresas com valores repassados pelo Governo Federal, em parceria com instituições tradicionais e fintechs. As taxas são diferenciadas e pensadas para a realidade do empreendedor brasileiro.  

Microcrédito  

Nesta modalidade, os empréstimos são de valores mais baixos, com juros acessíveis e também curto prazo de pagamento. Com o foco em pequenos empreendedores, é considerado um incentivo para investir em sua empresa.  

Durante a pandemia, o BNDES e alguns bancos ofereceram esse tipo de crédito com juros máximo de 4% a.m.   

Empréstimo de uso livre  

Aqui, o empreendedor quem decide como vai ser utilizado o valor - o crédito não possui uma destinação específica. Geralmente, essa modalidade é utilizada para pagamentos de boletos, salários, impostos e etc.  

É o oposto do crédito com recursos direcionados, quando o empreendedor só recebe a quantia após a definição do que será obtido.  

 

Como escolher a melhor linha de crédito  

A primeira decisão na tomada de crédito é a finalidade do valor a ser adquirido, pois algumas linhas exigem a informação sobre a destinação específica do empréstimo. Além disso, é preciso observar:  

  • valor mínimo e máximo oferecidos pelo banco ou fintech escolhida,   
  • taxa de juros,   
  • carência de pagamento,   
  • prazo e agilidade tanto na solicitação, quanto no recebimento do valor  
  • CET (Custo Efetivo Total)  
  • Necessidade de garantia  

Após verificar cada uma dessas questões, você certamente terá a melhor opção para a sua empresa.  

  

Alavanque seu negócio com o Letsbank  

Com o foco na gestão e saúde financeira de cada PME brasileiro, o Letsbank desburocratizou o acesso às facilidades que todo empreendedor deveria ter.  

Aqui, temos uma estrutura bancária completa, com serviços de conta corrente e modalidades de crédito pensadas para empresas de todos os tamanhos e segmentos. Assim, juntos, superamos seus desafios e alavancamos o seu negócio, com agilidade e segurança.  

Conheça mais sobre nossos serviços e parceiros. Faça parte do banco 100% focado nas necessidades de pequenos e médios negócios. Afinal, somente um empreendedor pode entender o outro.  

Vem pro Letsbank!

Quer saber mais sobre linhas de crédito e notícias do mercado financeiro? Siga-nos nas redes sociais: Instagram, Facebook e Linkedin, e acompanhe nosso blog.