Skip to content

Buy Now, Pay Later: conheça, entenda, use!

Entregamos tudo sobre a solução de pagamento que movimentou quase 100 bilhões de dólares ao redor do mundo em 2020

Seja por meio de carnês, crediário ou cartão de crédito, as compras a prazo já fazem parte da realidade do brasileiro. O Buy now, pay later ganhou o coração de usuários do mundo todo, deixando de ser uma particularidade do brasileiro. Você sabe como funciona?


Buy Now, Pay Later: O que é?

O nome é autoexplicativo, Buy now, pay later, ou em tradução livre, “Compre agora, pague depois”, é um tipo de parcelamento digital que vem sendo cada vez mais utilizado no Brasil e no mundo. Como a própria tradução já mostra, BNPL significa que você pode comprar agora e pagar pelo produto depois, sem necessariamente usar um cartão de crédito. 


Como funciona?

Apesar de ser bastante conhecido no Brasil e amado pelos brasileiros, o parcelamento hoje aparece como tendência mundial de pagamentos e recebe o nome de buy now, pay later ou “Compre agora, pague depois” é uma opção de pagamento no modelo de carnês, porém em formato eletrônico. Literalmente, significa que os consumidores podem comprar agora e pagar o produto depois, sem necessariamente usar um cartão de crédito. 

O aumento do uso dessa nova modalidade no mercado global, assim como o surgimento de inúmeros unicórnios - fintechs bilionárias que movimentam o cenário financeiro – têm dado destaque a esse parcelamento em todo o mundo. 

O BNPL já é forte tanto na Europa como nos Estados Unidos só que agora a tendência chega ao Brasil e tem conquistado também a América Latina como um todo. 

Conforme mencionado acima, o grande diferencial do BNPL em relação ao crediário tradicional é que o lojista tem seu dinheiro garantido, e os clientes podem comprar sem cartão de crédito e nem mesmo conta em banco.


E como o BNPL funciona na prática?

Apesar de parecido, existem diferenças bem significativas entre o cartão de crédito ou solicitação de linha de crédito. O buy now, pay later permite que o cliente compre e pague suas compras na internet através de “empréstimos” por meio de intermediários, que na sua grande maioria das vezes é feito por bancos digitais ou fintechs, que fazem o meio de campo entre a loja on-line e quem está comprando.

Para que isso aconteça, lojistas ou e-commerce precisam desenvolver uma parceria estratégica com instituições financeiras / fintechs que promovem os empréstimos de forma segura e rápida no momento do check out. Tudo feito de forma integrada através de APIs configuradas via sistema. Permitindo que o lojista tenha um complexo de crédito em sua plataforma sem a necessidade de investimento em sistemas de crediário próprio.

O BNPL funciona através de parceria. Ou seja, o empreendedor precisa fazer uma parceria com uma empresa que ofereça o serviço. Após isso, o empreendedor consegue disponibilizar o BNPL no checkout do seu e-commerce ou até na loja física.

Para terem acesso a essa opção de pagamento, o cliente passa por uma análise de crédito e se for aprovado, já retorna ao e-commerce e finaliza a compra.

Já o lojista, tem o dinheiro à vista em sua conta em alguns dias.


Sucesso no Brasil

O brasileiro sempre usou de compras a prazo, no início por meio de carnês – quem não lembra do “quer pagar quanto?” – e depois via cartão de crédito. Além do Brasil, apenas a Colômbia tem o modelo de crediário disponível como forma de pagamento. Você sabia disso? Apenas esses dois países utilizam o crediário e o Brasil é pioneiro no negócio.

Subindo até a América do Norte, mais especificamente nos Estados Unidos, você não encontra a opção de compra parcelada, o mais próximo desse mecanismo é o parcelamento da fatura do cartão de crédito, e juros nem um pouco agradáveis. 

Com a chegada da BNPL, a solução vem conquistando a população, tanto no Brasil como no mundo, pois traz uma cara nova para o crediário, uma opção digital para os pagamentos a prazo. Afinal, nem todo mundo tem cartão de crédito. Para os lojistas, o crediário digital se torna mais uma opção de venda, além dos cartões e boletos. 


Benefícios para o E-commerce

Bem parecido com o crediário tradicional, o BNPL dá a oportunidade do cliente parcelar sua compra de uma forma digital. Com a inclusão desta nova modalidade de venda em e-commerces, vemos uma tendência na diminuição de abandono de carrinhos, já que quanto mais opções de pagamento, mais se estimula o consumo. Com isso fortalecemos a fidelização dos clientes, garantindo assim, um aumento das vendas, do ticket médio e melhora do custo de aquisição. Esses são alguns pontos que levaram grandes marketplaces a incluir esse meio de pagamento em suas plataformas.

“Cada vez mais tecnologias precisam ser aliadas e viver em sincronia com os nossos parceiros. Essa é a nossa missão. Somos um ecossistema para eles, e nosso papel é democratizar soluções bancárias customizadas e sem burocracias, para reduzirmos custos para os pequenos e médios empreendedores. O BNPL proporciona isso, acelerar tecnologicamente nossos parceiros e alavancar suas vendas de forma simples e prática”, explica Bruno Sayão, COO do Letsbank.