Cartões digitais, aplicativos, sites e muito mais. Os avanços da tecnologia trouxeram uma série de benefícios para as nossas vidas. Por outro lado, essas facilidades nos deixaram muito mais expostos a riscos e os nossos dados mais suscetíveis à falta de privacidade.
Reunimos aqui alguns dos mais famosos golpes financeiros aplicados por mensagens (SMS), telefone, e-mail e whatsapp, incluindo dicas para você se prevenir.
Mas só seguir boas práticas não adianta. É importante saber também como agir, caso seja vítima de uma dessas fraudes.
Não se preocupe, preparamos este artigo para ajudar você. Confira agora tudo o que ainda não te falaram sobre 10 golpes financeiros e como ajudá-los.
Golpe do WhatsApp
Geralmente, os golpistas se aproveitam de pessoas que divulgam seus números de contato em anúncios de lojas virtuais.
Eles enviam mensagens para o WhatsApp do cliente, se passando por funcionário da empresa do anúncio, alegando ser necessário alterar o cadastro.
Na sequência, solicitam um código enviado por SMS que, ao clicar, ativa sua conta de WhatsApp em outro aparelho de telefone (do fraudador) e pedem transferências e empréstimos aos seus contatos.
Previna-se!
Fui vítima do golpe, e agora?
Golpe do Falso Empréstimo
Nesses casos, eles solicitam um valor de “adiantamento” alegando que precisam arcar com custas cartorárias e administrativas, e somente, assim, podem executar a liberação do crédito.
Portanto, fique esperto! O Letsbank não solicita qualquer tipo de adiantamento de valores para concessão de empréstimos.
Previna-se!Fui vítima do golpe, e agora?
Se a situação acima aconteceu com você, então:
Golpe da Falsa Central/Falso Funcionário
Os golpistas entram em contato com os clientes, reproduzindo o número oficial dos canais de atendimento dos bancos. Eles dizem ser da área de segurança, e confirmam falsas transações nos cartões ou contas para passar a impressão de que o cliente foi vítima de fraude.
Então, direcionam o cliente a uma falsa URA, para que ele digite os dados e senhas, geralmente, alegando que necessitam dessas informações para tomada de ações necessárias.
Outra situação comum é pedir para que a pessoa instale um aplicativo em seu celular. Dessa forma, o golpista consegue acessar remoto o celular dela e realizar transações bancárias.
Previna-se!
Desconfiou da ligação recebida?
Caso desconfie da ligação recebida, não confirme qualquer dado pessoal e contate imediatamente o seu banco para adoção de medidas preventivas.
Golpe do Falso Brinde
Golpistas se passam por agentes de grandes empresas e contatam pessoas por WhatsApp, alegando ter um brinde a ser entregue em nome da empresa. Para agendamento da entrega do brinde, eles solicitam os dados cadastrais.
Na sequência, se dirigem ao endereço da pessoa contemplada e solicitam uma selfie da vítima, alegando que é uma forma de comprovar a entrega.
Contudo, a selfie faz parte de link de instituições financeiras para liberação de empréstimos.
Previna-se!
Fui vítima do golpe, e agora?
Golpe do Motoboy
Os golpistas entram em contato com clientes de bancos, utilizando o número oficial dos canais de atendimento da área de Segurança. Eles confirmam falsas transações nos cartões para passar a impressão de que o cliente sofreu fraude.
Então, direcionam o cliente a uma falsa URA, para que o cliente digite os dados e senha, alegando que necessitam dessas informações para bloqueio preventivo do cartão.
Por fim, mencionam que, para continuar a análise técnica, enviarão um motoboy para retirar o cartão, e orientam a cortá-lo ao meio.
Previna-se!
Desconfiou da ligação recebida?
Caso desconfie da ligação recebida, não confirme qualquer dado pessoal e contate o seu banco imediatamente.
Golpe do SIM/SWAP (Troca de chip)
Os golpistas contatam as operadoras de telefonia celular dos clientes, munidos de seus dados, reclamam que o chip apresenta problemas ou que perderam o telefone celular. Assim, solicitam a habilitação de sua linha telefônica em outro chip.
Com um chip ativado com sua linha telefônica, eles têm acessos diversos para alteração de senhas bancárias, e-mails, WhatsApp e Redes Sociais, já que muitos códigos de recuperação de senha são enviados por SMS.
Previna-se!
Fui vítima do golpe, e agora?
Procure a delegacia mais próxima ou entre no site da Polícia Civil de seu estado para realizar um boletim de ocorrência. Importante, sempre informe:
Fraude Eletrônica (RAT Bancário)
O RAT bancário, Remote Access Trojan ou Trojan de Acesso Remoto, é um malware (vírus) utilizado pelos criminosos para assumir funções do computador ou celular da vítima com o objetivo de realizar transações eletrônicas passando-se pelo cliente.
O golpista se valendo de engenharia social geralmente com discurso de oferecimento de um grande desconto, lhe envia um boleto com o código de barras alterado. Pode ocorrer também, a alteração do boleto através de um link fraudulento ou da prestação de algum serviço bancário não existente.
Previna-se!
Fui vítima do golpe, e agora?
Boleto Falso
Geralmente, após a infecção, os golpistas acompanham os acessos dos clientes ao APP e ao Internet Banking. Através do acesso remoto, eles realizam as transações no mesmo instante em que o cliente está “logado” em sua conta, assim, é muito difícil de detectar, uma vez que o acesso e as transações partem do mesmo dispositivo do cliente.
Previna-se!
Fui vítima do golpe, e agora?
Golpe do Falso Leilão
É um golpe praticado pela internet em que criminosos criam site falsos com fotografias de veículos para simulação de leilões on-line, aproveitando-se da credibilidade de empresas de leilão e de Instituições Financeiras.
Após efetuar o lance, a vítima recebe a informação de que venceu o leilão e arrematou o bem. Ela recebe um termo de arrematação, com instruções de pagamento e de retirada do veículo.
Após a transferência do valor ou pagamento de um boleto, o comprador não consegue mais qualquer tipo de contato com a empresa. Geralmente, o local de retirada do bem não existe ou é um terreno baldio.
Previna-se!
Fui vítima do golpe, e agora?
Se a situação acima aconteceu com você, então:
Senhas e Tokens
Você já deve ter ouvido algumas vezes que suas senhas são pessoais e intransferíveis, não é mesmo?
Um dos golpes mais praticados no sistema financeiro é a invasão de contas. Essa fraude só é possível se houver compartilhamento de senhas e tokens.
Assim, suas senhas não devem ser compartilhadas com ninguém e os tokens gerados pelos seus aplicativos bancários devem ser utilizados somente quando for realizar transações.
Previna-se!Segurança Letsbank
Nós nunca entramos em contato com os clientes para solicitação de dados pessoais, senhas ou tokens por telefone ou e-mail. Qualquer ligação ou mensagem suspeita que receba, entre em contato conosco.
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